Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48043

Compartilhe esta página

Título: Remoto, o ensino ou a ergonomia?: Proposta de projeto modelo baseado nas características do home office de professores universitários em meio ao ensino remoto.
Autor(es): PINTO, Anne Karolinne Tavares
Palavras-chave: Ergonomia; Design de interiores; Design de home office; Ensino remoto
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: TAVARES PINTO, Anne Karolinne. Remoto, o ensino ou a ergonomia?: Proposta de projeto modelo baseado nas características do home office de professores universitários em meio ao ensino remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru , 2022.
Abstract: O método de home office vem ganhando força em todo o mundo e durante a pandemia do COVID-19, o modelo tomou força e foi adotado por diversas áreas, inclusive pela educação. Com isso as residências dos professores foram convertidas em locais de trabalho e alguns ambientes foram transformados em novas salas de aula. Com a adaptação destes locais vem a preocupação se está sendo feita de modo correto, atendendo as recomendações ergonômicas e evitando assim, maiores problemas, já que o mal uso dos equipamentos pode causar problemas de saúde, como LER/DORT. Utilizando como base as normas regulamentadoras nacionais e os estudos desenvolvidos por Panero e Zelnik (2002) foram desenvolvidos: uma lista de recomendações ergonômicas e um projeto modelo de interiores de um home office, voltado a professores universitários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48043
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNE KAROLINNE TAVARES PINTO.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons