Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989
Compartilhe esta página
Título: | Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de |
Palavras-chave: | Educação; Transformação; Literatura; George R.R. Martin; Jon Snow |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de. Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho aborda o significado da educação e sua relação com a literatura assumindo o ponto de vista da transformação, analisando essa perspectiva no contexto da jornada do personagem Jon Snow na obra literária As crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin. Tais questões se inserem no âmbito do sentido da ética e da moral como anunciadas no pensamento de Nietzsche. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre o papel da literatura na experiência (trans)formativa, partindo da análise do personagem, da trajetória vivenciada ele ao longo da narrativa, compreendendo que, por meio dessas experiências, o indivíduo que tem contato com a obra pode também realizar reflexões sobre a própria experiência pessoal e sobre o contexto social em que está inserido, em razão da potencialidade transformadora da literatura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Fernandes Silva de Albuquerque.pdf | 319,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons