Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989

Compartilhe esta página

Título: Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo.
Autor(es): ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de
Palavras-chave: Educação; Transformação; Literatura; George R.R. Martin; Jon Snow
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: ALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de. Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho aborda o significado da educação e sua relação com a literatura assumindo o ponto de vista da transformação, analisando essa perspectiva no contexto da jornada do personagem Jon Snow na obra literária As crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin. Tais questões se inserem no âmbito do sentido da ética e da moral como anunciadas no pensamento de Nietzsche. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre o papel da literatura na experiência (trans)formativa, partindo da análise do personagem, da trajetória vivenciada ele ao longo da narrativa, compreendendo que, por meio dessas experiências, o indivíduo que tem contato com a obra pode também realizar reflexões sobre a própria experiência pessoal e sobre o contexto social em que está inserido, em razão da potencialidade transformadora da literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anderson Fernandes Silva de Albuquerque.pdf319,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons