Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de-
dc.date.accessioned2022-11-26T23:00:52Z-
dc.date.available2022-11-26T23:00:52Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Anderson Fernandes Silva de. Educação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47989-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o significado da educação e sua relação com a literatura assumindo o ponto de vista da transformação, analisando essa perspectiva no contexto da jornada do personagem Jon Snow na obra literária As crônicas de gelo e fogo de George R. R. Martin. Tais questões se inserem no âmbito do sentido da ética e da moral como anunciadas no pensamento de Nietzsche. É nessa perspectiva que situamos a discussão sobre o papel da literatura na experiência (trans)formativa, partindo da análise do personagem, da trajetória vivenciada ele ao longo da narrativa, compreendendo que, por meio dessas experiências, o indivíduo que tem contato com a obra pode também realizar reflexões sobre a própria experiência pessoal e sobre o contexto social em que está inserido, em razão da potencialidade transformadora da literatura.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGeorge R.R. Martinpt_BR
dc.subjectJon Snowpt_BR
dc.titleEducação e transformação na literatura fantástica: reflexões a partir da jornada do personagem Jon Snow em As Crônicas de Gelo e Fogo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0223472708529142pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxThe present work addresses the meaning of education and its relationship with literature assuming the point of view of transformation, analyzing this perspective in the context of the journey of the character Jon Snow in the literary work A Song of Ice and Fire by George R. R. Martin. Such questions fall within the meaning of ethics and morals as announced in Nietzsche's thinking. It is in this perspective that we place the discussion on the role of literature in the (trans)formative experience, starting from the analysis of the character, the trajectory he experienced throughout the narrative, understanding that, through these experiences, the individual who has contact with the work can also carry out reflections on its own personal experience and on the social context in which it is inserted, due to the transformative potential of literature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anderson Fernandes Silva de Albuquerque.pdf319,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons