Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47850

Compartilhe esta página

Título: Action learning e a construção do pensamento probabilístico com alunos do 1° ano e 6° ano do ensino fundamental: fazer matemática com sentido.
Autor(es): LIMA, Joyce Rafaele Oliveira de
Palavras-chave: Action-Learning; Pensamento Probabilístico; Educação Matemática; Ensino Fundamental
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: LIMA, Joyce. Action learning e a construção do pensamento probabilístico com alunos do 1° ano e 6° ano do ensino fundamental: fazer matemática com sentido. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso ( Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este presente trabalho surgiu do interesse em pesquisar como a action learning nas aulas de matemática pode contribuir para a formação do pensamento probabilístico. Desse modo, buscou analisar a importância e os benefícios da exposição de estudantes dos níveis elementares da educação a conceitos probabilísticos, fazendo-se objeto de estudo os estudantes do 1° ano e do 6° ano do ensino fundamental, por serem os primeiros anos referentes aos anos iniciais e finais da educação básica. Para tanto, foram abordadas as metodologias de action learning ou ação que norteiam a aprendizagem dos estudantes, de forma singular, a construírem o seu próprio conhecimento e pensamento matemático, por intermédio de uma educadora-mediadora, cuja atuação consiste em guiar os estudantes a autonomia na aprendizagem e a serem autores do seu próprio processo de aprendizagem. De forma geral, está pesquisa oportunizou a experiência de desenvolver um pensamento probabilístico por meio do jogo “corrida de cavalos”, no qual, busca-se compreender as chances que cada cavalo tinha de ganhar, por meio de análises e mediações fundamentais para que os estudantes tivessem argumentos reais em escolher as melhores apostas possíveis que os levariam a ganhar o jogo, onde action learning pôde contribuir para a formação do pensamento probabilístico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47850
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joyce Rafaele Oliveira de Lima.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons