Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47842

Comparte esta pagina

Título : O ensino de Filosofia na perspectiva da afroperspectividade
Autor : BISPO, José Cláudio
Palabras clave : Filosofia; História e cultura; Empoderamento - Identidade; Identidade ética - Racial; Finalização - Encerramento; Valorização européia
Fecha de publicación : 12-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BISPO, José Cláudio. O ensino de Filosofia na perspectiva da afroperspectividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Nesta pesquisa de dissertação, temos por objetivo analisar as propostas de educação em relação à presença de temas étnico-raciais do ensino de filosofia referente à lei 10.639/2003, na questão da promoção do ensino da história e cultura afro-brasileira, oferecida pela rede estadual de ensino do estado de Sergipe. Atentamos aqui para o crescente aumento do racismo, que historicamente está presente na sociedade brasileira. O espaço escolar deveria ser, no contexto da humanização, um ambiente de equidade étnico-racial, pois, na maioria das vezes, nas suas relações sociais carrega práticas racistas no ensino e na aprendizagem, onde ocorre a construção da identidade do aluno. A dissertação aborda discussões sobre identidade da filosofia africana, levando o propósito de favorecer uma aprendizagem que tenha como base o filosofar no ensino médio. Esta pesquisa tem como meta investigar a filosofia africana e mostrar como a mesma é capaz de proporcionar a descolonização epistêmica da atividade filosófica. O campo da afro-perspectividade representa uma alternativa de empoderamento dentro da sala de aula na construção da subjetividade do aluno, no reconhecimento da sua identidade étnico-racial e na descolonização de uma mente eurocêntrica e colonialista. Diante de toda essa explanação, essa pesquisa analisa o pensamento de três afros diásporos sergipanos: Maria Beatriz Nascimento, Raymundo Souza Dantas e Severo D’Acelino, pela equidade étnico-racial na proposta do ensino de filosofia afro perspectivista.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47842
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Cláudio Bispo.pdf2,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons