Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47842

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Walter Matias-
dc.contributor.authorBISPO, José Cláudio-
dc.date.accessioned2022-11-22T17:12:48Z-
dc.date.available2022-11-22T17:12:48Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationBISPO, José Cláudio. O ensino de Filosofia na perspectiva da afroperspectividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47842-
dc.description.abstractNesta pesquisa de dissertação, temos por objetivo analisar as propostas de educação em relação à presença de temas étnico-raciais do ensino de filosofia referente à lei 10.639/2003, na questão da promoção do ensino da história e cultura afro-brasileira, oferecida pela rede estadual de ensino do estado de Sergipe. Atentamos aqui para o crescente aumento do racismo, que historicamente está presente na sociedade brasileira. O espaço escolar deveria ser, no contexto da humanização, um ambiente de equidade étnico-racial, pois, na maioria das vezes, nas suas relações sociais carrega práticas racistas no ensino e na aprendizagem, onde ocorre a construção da identidade do aluno. A dissertação aborda discussões sobre identidade da filosofia africana, levando o propósito de favorecer uma aprendizagem que tenha como base o filosofar no ensino médio. Esta pesquisa tem como meta investigar a filosofia africana e mostrar como a mesma é capaz de proporcionar a descolonização epistêmica da atividade filosófica. O campo da afro-perspectividade representa uma alternativa de empoderamento dentro da sala de aula na construção da subjetividade do aluno, no reconhecimento da sua identidade étnico-racial e na descolonização de uma mente eurocêntrica e colonialista. Diante de toda essa explanação, essa pesquisa analisa o pensamento de três afros diásporos sergipanos: Maria Beatriz Nascimento, Raymundo Souza Dantas e Severo D’Acelino, pela equidade étnico-racial na proposta do ensino de filosofia afro perspectivista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHistória e culturapt_BR
dc.subjectEmpoderamento - Identidadept_BR
dc.subjectIdentidade ética - Racialpt_BR
dc.subjectFinalização - Encerramentopt_BR
dc.subjectValorização européiapt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia na perspectiva da afroperspectividadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8039180137799768pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxIn this research work, we aim to analyze the proposition of education in racial ethnic relation of the teaching of philosophy referring to the law 7.639 / 2003 in the question of the promotion of the teaching of Afro Brazilian history and culture offered by the state education network of the state of Sergipe. We note here the growing increase in racism that has historically been present in Brazilian society. The school space that should be in its human essence an environment of racial ethnic rectitude, most of the time in its social relations it carries racist practices in teaching learning, where the construction of the student's identity occurs. The dissertation addresses discourses on the identity of African philosophy with the purpose of favoring a learning that is based on philosophizing in high school. This research aims to investigate African philosophy and show how it is able to promote the epistemic decolonization of philosophical activity. The Afroperspective represents an alternative of empowermentwithin the classroom in the construction of the student's subjectivity in the recognition of their ethnic-racial identity and in the decolonization of a Eurocentric and colonialist mind. In the face of this explanation, this research analyzes the thoughts of three Afro -Diaspora Sergipano: Maria Beatriz Nascimento, Raymundo Souza Dantas and Severo D'Acelino for racial ethnic equity in the proposal of teaching Afro-perspectivist philosophy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Cláudio Bispo.pdf2,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons