Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47800

Compartilhe esta página

Título: Construção de uma sequência didática sobre resíduos orgânicos e compostagem para trabalhar saúde e meio ambiente
Autor(es): SANTANA, Maria José de
Palavras-chave: Educação ambiental; Sequência didática; Compostagem
Data do documento: 20-Out-2022
Citação: SANTANA, Maria José de. Construção de uma sequência didática sobre resíduos orgânicos e compostagem para trabalhar saúde e meio ambiente. 2022. 30 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2022.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para trabalhar os temas de saúde e meio ambiente com estudantes utilizando a compostagem de resíduos orgânicos como estratégia pedagógica e método de ensino-aprendizagem. Foi feita uma busca de artigos e trabalhos de conclusão de curso para que fosse possível ter embasamento teórico na elaboração e discussão da sequência didática, além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi consultada, a fim de verificar as competências e habilidades que poderiam ser trabalhadas com a utilização da compostagem de resíduos orgânicos. Na sequência didática é possível trabalhar as questões de saúde e meio ambiente utilizando o processo de compostagem como recurso pedagógico. Para se desenvolver a ideia da sensibilização ambiental, foi pensada na elaboração de uma Sequência estratégica que abranja os aspectos teóricos com as práticas, a fim de compreender a amplitude da geração e da utilização da compostagem para a minimização dos impactos ambientais negativos, relacionadas principalmente com o desperdício de alimento e necessidade de uma coleta seletiva do lixo. A Sequência contém 5 etapas, que permite ao professor o desenvolvimento prático de um projeto, no qual o discente será o investigador e construtor de ideias que possam ser úteis na identificação e resolução de problemas ambientais na comunidade escolar no qual estão inseridos. A sequência didática apresentada, bem como as abordagens contribuem para uma formação integral do estudando, o qual busca entender a realidade que está inserido e utiliza de recursos tecnológicos para buscar soluções do problema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47800
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 MARIA JOSÉ VERSÃO FINAL.pdf822,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons