Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47800

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo-
dc.contributor.authorSANTANA, Maria José de-
dc.date.accessioned2022-11-22T12:07:32Z-
dc.date.available2022-11-22T12:07:32Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationSANTANA, Maria José de. Construção de uma sequência didática sobre resíduos orgânicos e compostagem para trabalhar saúde e meio ambiente. 2022. 30 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47800-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para trabalhar os temas de saúde e meio ambiente com estudantes utilizando a compostagem de resíduos orgânicos como estratégia pedagógica e método de ensino-aprendizagem. Foi feita uma busca de artigos e trabalhos de conclusão de curso para que fosse possível ter embasamento teórico na elaboração e discussão da sequência didática, além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi consultada, a fim de verificar as competências e habilidades que poderiam ser trabalhadas com a utilização da compostagem de resíduos orgânicos. Na sequência didática é possível trabalhar as questões de saúde e meio ambiente utilizando o processo de compostagem como recurso pedagógico. Para se desenvolver a ideia da sensibilização ambiental, foi pensada na elaboração de uma Sequência estratégica que abranja os aspectos teóricos com as práticas, a fim de compreender a amplitude da geração e da utilização da compostagem para a minimização dos impactos ambientais negativos, relacionadas principalmente com o desperdício de alimento e necessidade de uma coleta seletiva do lixo. A Sequência contém 5 etapas, que permite ao professor o desenvolvimento prático de um projeto, no qual o discente será o investigador e construtor de ideias que possam ser úteis na identificação e resolução de problemas ambientais na comunidade escolar no qual estão inseridos. A sequência didática apresentada, bem como as abordagens contribuem para uma formação integral do estudando, o qual busca entender a realidade que está inserido e utiliza de recursos tecnológicos para buscar soluções do problema.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.titleConstrução de uma sequência didática sobre resíduos orgânicos e compostagem para trabalhar saúde e meio ambientept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1295351107962092pt_BR
dc.description.abstractxThis study has the general objective of developing a didactic sequence to work on health and environment issues with students using composting as a pedagogical strategy and teaching-learning method, to improve the quality of the learn. A search was made for articles and course conclusion works so that it was possible to have a theoretical basis in the elaboration and discussion of the didactic sequence, in addition, the National Common Curricular Base (BNCC) was consulted in order to verify the competences and abilities that could be worked with the use of composting and the didactic sequence as a whole. Thus, it will be possible to work on health and environment issues using the composting process as a pedagogical resource. In order to develop the idea of environmental awareness, the elaboration of a Strategic Sequence was thought to cover the theoretical aspects with the practices, in order to understand the amplitude of the generation and use of composting to minimize negative environmental impacts, mainly related to food waste and the need for selective garbage collection. The Sequence contains 5 stages, which allows the teacher to develop a practical project, in which the student will be the researcher and builder of ideas that can be useful in identifying and solving environmental problems in the school community in which they are inserted. The didactic sequence related to composting, as well as the approaches contribute to an integral formation of the student, which seeks to understand the reality that is inserted and uses technological resources to seek solutions to the problem.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 MARIA JOSÉ VERSÃO FINAL.pdf822,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons