Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47782

Share on

Title: currículo materializado na prática docente: discursos dos (as)professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede municipal de ensino de Toritama – PE.
Authors: SANTOS, Leôncio Francisco dos
Keywords: Currículo; Prática docente; Discurso; Ensino-aprendizagem
Issue Date: 19-May-2022
Citation: SANTOS, Leôncio Francisco. Currículo Materializado na Prática Docente: Discursos dos (as) Professores (as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Toritama – PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este estudo se insere nas discussões voltadas para as práticas curriculares no âmbito da prática docente, com objetivo de compreender como os professores acolhem a importância do currículo como base norteadora de suas práticas. Buscamos nesse sentido, analisar diversas concepções teóricas sobre o currículo e a prática docente, com intuito de investigar a compreensão discursiva de professores da Rede Municipal de Ensino de Toritama-PE. Concernente à metodologia nos respaldamos na pesquisa de caráter qualitativo Minayo (1996), como procedimento para coleta de dados nos pautamos na entrevista em Gil (2008) e adotamos a teoria do discurso na perspectiva de Burity (2014) para análise dos resultados com o foco de evidenciar o movimento discursivo em torno do currículo. A princípio os resultados deste estudo sinalizam para uma perspectiva de currículo como plano normativo, que cumpre a função de objetivar o ensino-aprendizagem. Ao final, consideramos a necessidade de romper com as perspectivas prescritivas de currículo, tendo em vista os sentidos que constituem a prática curricular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47782
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - FINALIZADO - VERSÃO FINAL.pdf532,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons