Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47782
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Leôncio Francisco dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T19:02:36Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T19:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Leôncio Francisco. Currículo Materializado na Prática Docente: Discursos dos (as) Professores (as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Toritama – PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47782 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se insere nas discussões voltadas para as práticas curriculares no âmbito da prática docente, com objetivo de compreender como os professores acolhem a importância do currículo como base norteadora de suas práticas. Buscamos nesse sentido, analisar diversas concepções teóricas sobre o currículo e a prática docente, com intuito de investigar a compreensão discursiva de professores da Rede Municipal de Ensino de Toritama-PE. Concernente à metodologia nos respaldamos na pesquisa de caráter qualitativo Minayo (1996), como procedimento para coleta de dados nos pautamos na entrevista em Gil (2008) e adotamos a teoria do discurso na perspectiva de Burity (2014) para análise dos resultados com o foco de evidenciar o movimento discursivo em torno do currículo. A princípio os resultados deste estudo sinalizam para uma perspectiva de currículo como plano normativo, que cumpre a função de objetivar o ensino-aprendizagem. Ao final, consideramos a necessidade de romper com as perspectivas prescritivas de currículo, tendo em vista os sentidos que constituem a prática curricular. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | currículo materializado na prática docente: discursos dos (as)professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede municipal de ensino de Toritama – PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2995733658172821 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study is part of the discussions focused on curricular practices within the scope of teaching practice, with the aim of understanding how teachers accept the importance of the curriculum as a guiding basis for their practices. In this sense, we seek to analyze various theoretical concepts about the curriculum and teaching practice, in order to investigate the discursive understanding of teachers from the Municipal Education Network of Toritama-PE. Concerning the methodology, we rely on the qualitative research Minayo (1996), as a procedure for data collection, we were guided by the interview in Gil (2008) and we adopted the discourse theory from the perspective of Burity (2014) to analyze the results with the focus to highlight the discursive movement around the curriculum. At first, the results of this study point to a perspective of curriculum as a normative plan, which fulfills the function of objectifying teaching and learning. In the end, we consider the need to break with the prescriptive perspectives of the curriculum, in view of the meanings that constitute the curricular practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - FINALIZADO - VERSÃO FINAL.pdf | 532,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons