Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774
Compartilhe esta página
Título: | Juros simples e compostos : análise praxeológica em livros didáticos do ensino médio do município de Caruaru-PE. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Lilian Moreira de |
Palavras-chave: | Juros Simples e Compostos; Livro Didático; Teoria Antropológica do Didático |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Abstract: | Este trabalho teve objetivo investigar a difusão das temáticas juros simples e compostos em livros didáticos do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caruaru, por considerarmos este material como uma fonte que pode indicar o que está sendo oferecido aos estudantes. Para tanto, utilizamos como referências os principais elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, com ênfase na noção de praxeologia e os tipos de abordagens (abordagens com ênfase cidadã, escolar, matemática e profissional) de Santos Júnior priorizadas nas atividades analisadas. Com o intuito de atingir o nosso objetivo temos uma pesquisa do tipo qualitativa, com análise de documento, que neste caso são duas coleções livros didáticos Matemática Contextos & Aplicações de Luiz Roberto Dante (2016) e Matemática Interação e Tecnologia de Rodrigo Balestri (2016), com foco nos volumes 3 e 2, respectivamente. Após a análise verificamos que nas duas coleções exploradas foram privilegiadas as atividades que abordam o cálculo do montante. Em relação aos tipos de abordagens observamos, no livro de Dante que a maioria das atividades tem abordagem com ênfase matemática e, no livro de Balestri são priorizados os problemas com abordagem cidadã. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lilian Moreira de Oliveira.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons