Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774

Compartilhe esta página

Título: Juros simples e compostos : análise praxeológica em livros didáticos do ensino médio do município de Caruaru-PE.
Autor(es): OLIVEIRA, Lilian Moreira de
Palavras-chave: Juros Simples e Compostos; Livro Didático; Teoria Antropológica do Didático
Data do documento: 3-Nov-2022
Abstract: Este trabalho teve objetivo investigar a difusão das temáticas juros simples e compostos em livros didáticos do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caruaru, por considerarmos este material como uma fonte que pode indicar o que está sendo oferecido aos estudantes. Para tanto, utilizamos como referências os principais elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, com ênfase na noção de praxeologia e os tipos de abordagens (abordagens com ênfase cidadã, escolar, matemática e profissional) de Santos Júnior priorizadas nas atividades analisadas. Com o intuito de atingir o nosso objetivo temos uma pesquisa do tipo qualitativa, com análise de documento, que neste caso são duas coleções livros didáticos Matemática Contextos & Aplicações de Luiz Roberto Dante (2016) e Matemática Interação e Tecnologia de Rodrigo Balestri (2016), com foco nos volumes 3 e 2, respectivamente. Após a análise verificamos que nas duas coleções exploradas foram privilegiadas as atividades que abordam o cálculo do montante. Em relação aos tipos de abordagens observamos, no livro de Dante que a maioria das atividades tem abordagem com ênfase matemática e, no livro de Balestri são priorizados os problemas com abordagem cidadã.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lilian Moreira de Oliveira.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons