Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lilian Moreira de-
dc.date.accessioned2022-11-21T17:28:45Z-
dc.date.available2022-11-21T17:28:45Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774-
dc.description.abstractEste trabalho teve objetivo investigar a difusão das temáticas juros simples e compostos em livros didáticos do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caruaru, por considerarmos este material como uma fonte que pode indicar o que está sendo oferecido aos estudantes. Para tanto, utilizamos como referências os principais elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, com ênfase na noção de praxeologia e os tipos de abordagens (abordagens com ênfase cidadã, escolar, matemática e profissional) de Santos Júnior priorizadas nas atividades analisadas. Com o intuito de atingir o nosso objetivo temos uma pesquisa do tipo qualitativa, com análise de documento, que neste caso são duas coleções livros didáticos Matemática Contextos & Aplicações de Luiz Roberto Dante (2016) e Matemática Interação e Tecnologia de Rodrigo Balestri (2016), com foco nos volumes 3 e 2, respectivamente. Após a análise verificamos que nas duas coleções exploradas foram privilegiadas as atividades que abordam o cálculo do montante. Em relação aos tipos de abordagens observamos, no livro de Dante que a maioria das atividades tem abordagem com ênfase matemática e, no livro de Balestri são priorizados os problemas com abordagem cidadã.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuros Simples e Compostospt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.titleJuros simples e compostos : análise praxeológica em livros didáticos do ensino médio do município de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the dissemination of simple and compound interest in high school textbooks, chosen by public high schools in Caruaru city, because we consider this material as a source that can indicate what is being provided to students. To do so, we took as references the main elements of Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics, with emphasis on the notion of praxeology and the different types of approaches (citizenship-focused, school-focused, mathematical-focused and professional-focused) created by Santos Júnior, prioritized on the textbook problems. To achieve our objective, we have qualitative research, with document analysis, in this case are two collections ‘Matemática Contextos & Aplicações’ by Luiz Roberto Dante (2016) and ‘Matemática Interação e Tecnologia’ by Rodrigo Balestri (2016), focusing volumes 3 and 2, respectively. After the analysis, we found that the activities that address the calculation of the amount were privileged in the two collections explored. Regarding the types of approaches, in Dante's book, we observed that most activities have an approach with a mathematical emphasis, and in Balestri's book, problems with a citizenship emphasis approach are prioritized.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lilian Moreira de Oliveira.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons