Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Lilian Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T17:28:45Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T17:28:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47774 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve objetivo investigar a difusão das temáticas juros simples e compostos em livros didáticos do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual de ensino médio do município de Caruaru, por considerarmos este material como uma fonte que pode indicar o que está sendo oferecido aos estudantes. Para tanto, utilizamos como referências os principais elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, com ênfase na noção de praxeologia e os tipos de abordagens (abordagens com ênfase cidadã, escolar, matemática e profissional) de Santos Júnior priorizadas nas atividades analisadas. Com o intuito de atingir o nosso objetivo temos uma pesquisa do tipo qualitativa, com análise de documento, que neste caso são duas coleções livros didáticos Matemática Contextos & Aplicações de Luiz Roberto Dante (2016) e Matemática Interação e Tecnologia de Rodrigo Balestri (2016), com foco nos volumes 3 e 2, respectivamente. Após a análise verificamos que nas duas coleções exploradas foram privilegiadas as atividades que abordam o cálculo do montante. Em relação aos tipos de abordagens observamos, no livro de Dante que a maioria das atividades tem abordagem com ênfase matemática e, no livro de Balestri são priorizados os problemas com abordagem cidadã. | pt_BR |
dc.format.extent | 71p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Juros Simples e Compostos | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático | pt_BR |
dc.title | Juros simples e compostos : análise praxeológica em livros didáticos do ensino médio do município de Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the dissemination of simple and compound interest in high school textbooks, chosen by public high schools in Caruaru city, because we consider this material as a source that can indicate what is being provided to students. To do so, we took as references the main elements of Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics, with emphasis on the notion of praxeology and the different types of approaches (citizenship-focused, school-focused, mathematical-focused and professional-focused) created by Santos Júnior, prioritized on the textbook problems. To achieve our objective, we have qualitative research, with document analysis, in this case are two collections ‘Matemática Contextos & Aplicações’ by Luiz Roberto Dante (2016) and ‘Matemática Interação e Tecnologia’ by Rodrigo Balestri (2016), focusing volumes 3 and 2, respectively. After the analysis, we found that the activities that address the calculation of the amount were privileged in the two collections explored. Regarding the types of approaches, in Dante's book, we observed that most activities have an approach with a mathematical emphasis, and in Balestri's book, problems with a citizenship emphasis approach are prioritized. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lilian Moreira de Oliveira.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons