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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688
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Título: | Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio |
Autor(es): | NASCIMENTO, Danillo Sipriano do |
Palavras-chave: | Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Sequência didática; Vacinas; Fake news |
Data do documento: | 11-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Danillo Sipriano do. Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas: validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas. Diante disso, torna-se essencial exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às fake news e vacinas com a construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional, junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Foram utilizadas várias estratégias ao longo da aplicação dessa sequência didática. Essas intervenções estão organizadas em sete etapas que envolvem desde o ensino por investigação a metodologias ativas. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se: a resolução de questões problemas; elaboração de hipóteses; exposição de mídias audiovisuais; rodas de conversa; elaboração de roteiros; produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções mostraram que alguns estudantes sentem dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia; em compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e em saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, foi constatada a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa; criar analogias acerca desses mecanismos; reconhecer a importância das vacinas; desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico; aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros. Diante disso, é notório que a sequência didática estimulou a autonomia e a apropriação de conhecimentos científicos, além de propiciar uma aprendizagem mais efetiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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