Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Danillo Sipriano do-
dc.date.accessioned2022-11-18T14:45:09Z-
dc.date.available2022-11-18T14:45:09Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Danillo Sipriano do. Elaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas: validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47688-
dc.description.abstractO reconhecimento das vacinas como imunizantes é essencial à manutenção da saúde das pessoas. Diante disso, torna-se essencial exemplificar a importância da relação entre educação, saúde, vacinas, os meios de comunicação e as mídias sociais para estimularmos o desenvolvimento do senso crítico dos discentes. Por objetivo, validamos uma sequência didática relacionada às fake news e vacinas com a construção e aplicação de podcasts com finalidade educacional, junto a estudantes do terceiro ano do ensino médio. Foram utilizadas várias estratégias ao longo da aplicação dessa sequência didática. Essas intervenções estão organizadas em sete etapas que envolvem desde o ensino por investigação a metodologias ativas. Dentre as estratégias utilizadas, destacam-se: a resolução de questões problemas; elaboração de hipóteses; exposição de mídias audiovisuais; rodas de conversa; elaboração de roteiros; produção e divulgação de podcasts. Os resultados das intervenções mostraram que alguns estudantes sentem dificuldade em distinguir termos científicos da Biologia; em compreender os mecanismos imunológicos que envolvem esse processo de imunização e em saber identificar e utilizar uma fonte de informação segura. Após as vivências, foi constatada a evolução dos estudantes ao desenvolverem diversas habilidades, tais como: compreender os conceitos básicos que envolvem os mecanismos de defesa; criar analogias acerca desses mecanismos; reconhecer a importância das vacinas; desenvolver atividades de disseminação do conhecimento científico; aperfeiçoar a capacidade investigativa, dentre outros. Diante disso, é notório que a sequência didática estimulou a autonomia e a apropriação de conhecimentos científicos, além de propiciar uma aprendizagem mais efetiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.titleElaboração de podcasts como ferramenta de divulgação científica contra fake news sobre vacinas : validação de uma sequência didática para estudantes de ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5049576610216178pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxRecognition of vaccines as immunizing agents is essential for maintaining people's health. In view of this, it is essential to exemplify the importance of the relationship between education, health, vaccines, the media and social media to stimulate the development of students' critical sense. By objective, we validated a didactic sequence related to fake news and vaccines with the construction and application of podcasts with educational purposes with third year high school students. Several strategies were used throughout the application of this didactic sequence. These interventions are organized into seven stages that range from inquiry-based teaching to active methodologies. Among the strategies used, the following stand out: problem solving; elaboration of hypotheses; exposure of audiovisual media; conversation circles, elaboration of scripts; production and dissemination of podcasts. The results of the interventions showed that some students find it difficult to distinguish scientific terms from Biology; to understand the immunological mechanisms that involve this immunization process and to understand how to identify and use a reliable source of information. After the experiences, the evolution of the students was verified when they developed several skills, such as: understanding the basic concepts that involve the defense mechanisms; creating analogies about these mechanisms; recognizing the importance of vacines; developing activities for the dissemination of scientific knowledge; improving investigative capacity, among others. Therefore, it is clear that the didactic sequence stimulated autonomy and appropriation of scientific knowledge, in addition to providing a more effective learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danillo Sipriano do Nascimento.pdf8,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons