Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602
Comparte esta pagina
Título : | Desafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE. |
Autor : | FERREIRA, Gabriele da Silva |
Palabras clave : | Dança; Escola; Educação Física; Cultura corporal |
Fecha de publicación : | 7-oct-2022 |
Citación : | FERREIRA, Gabriele da Silva. Desafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física -Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Resumen : | No contexto da Educação Física Escolar, é imprescindível considerar o ensino da dança enquanto componente de identificação e transformação social. A dança se configura de forma escassa em comparação às demais temáticas envoltas deste âmbito. Com isso, o presente trabalho objetiva entender quais os desafios e possibilidades para se trabalhar a dança no contexto da Educação Física Escolar. A pesquisa é caracterizada como qualitativa com abordagem explicativa. Como ferramentas de coletas de dados utilizou-se entrevistas, questionários e gravações audiovisuais. Para a análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Participaram do estudo dois professores de Educação Física e dezesseis alunos de ensino médio. Obtivemos como resultados, a partir da narrativa dos professores, a dança enquanto um significativo instrumento de socialização, inserção social, identificação pessoal, e de criatividade. Foi possível identificar também, os principais desafios por eles apontados, como estruturação inadequada, estereótipos, alunos advindos de contexto pandêmico e timidez. Baseando-se na narrativa da maioria dos alunos, a dança se configura enquanto uma ferramenta importante a ser trabalhada nas aulas de Educação Física, além de ser de fácil compreensão e desenvolvimento. Estes também apontaram os ritmos Forró, Samba e Ballet como os principais estilos que gostariam de vivenciar (ou vivenciar novamente) nas aulas. Concluiu-se que o ensino da dança, embora atrelada a desafios significativos didaticamente, é de suma importância para o desenvolvimento do aluno. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Gabriele da Silva Ferreira.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons