Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602

Share on

Title: Desafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE.
Authors: FERREIRA, Gabriele da Silva
Keywords: Dança; Escola; Educação Física; Cultura corporal
Issue Date: 7-Oct-2022
Citation: FERREIRA, Gabriele da Silva. Desafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física -Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: No contexto da Educação Física Escolar, é imprescindível considerar o ensino da dança enquanto componente de identificação e transformação social. A dança se configura de forma escassa em comparação às demais temáticas envoltas deste âmbito. Com isso, o presente trabalho objetiva entender quais os desafios e possibilidades para se trabalhar a dança no contexto da Educação Física Escolar. A pesquisa é caracterizada como qualitativa com abordagem explicativa. Como ferramentas de coletas de dados utilizou-se entrevistas, questionários e gravações audiovisuais. Para a análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Participaram do estudo dois professores de Educação Física e dezesseis alunos de ensino médio. Obtivemos como resultados, a partir da narrativa dos professores, a dança enquanto um significativo instrumento de socialização, inserção social, identificação pessoal, e de criatividade. Foi possível identificar também, os principais desafios por eles apontados, como estruturação inadequada, estereótipos, alunos advindos de contexto pandêmico e timidez. Baseando-se na narrativa da maioria dos alunos, a dança se configura enquanto uma ferramenta importante a ser trabalhada nas aulas de Educação Física, além de ser de fácil compreensão e desenvolvimento. Estes também apontaram os ritmos Forró, Samba e Ballet como os principais estilos que gostariam de vivenciar (ou vivenciar novamente) nas aulas. Concluiu-se que o ensino da dança, embora atrelada a desafios significativos didaticamente, é de suma importância para o desenvolvimento do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gabriele da Silva Ferreira.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons