Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Gabriele da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:19:21Z-
dc.date.available2022-11-16T18:19:21Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-11-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriele da Silva. Desafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física -Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47602-
dc.description.abstractNo contexto da Educação Física Escolar, é imprescindível considerar o ensino da dança enquanto componente de identificação e transformação social. A dança se configura de forma escassa em comparação às demais temáticas envoltas deste âmbito. Com isso, o presente trabalho objetiva entender quais os desafios e possibilidades para se trabalhar a dança no contexto da Educação Física Escolar. A pesquisa é caracterizada como qualitativa com abordagem explicativa. Como ferramentas de coletas de dados utilizou-se entrevistas, questionários e gravações audiovisuais. Para a análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Participaram do estudo dois professores de Educação Física e dezesseis alunos de ensino médio. Obtivemos como resultados, a partir da narrativa dos professores, a dança enquanto um significativo instrumento de socialização, inserção social, identificação pessoal, e de criatividade. Foi possível identificar também, os principais desafios por eles apontados, como estruturação inadequada, estereótipos, alunos advindos de contexto pandêmico e timidez. Baseando-se na narrativa da maioria dos alunos, a dança se configura enquanto uma ferramenta importante a ser trabalhada nas aulas de Educação Física, além de ser de fácil compreensão e desenvolvimento. Estes também apontaram os ritmos Forró, Samba e Ballet como os principais estilos que gostariam de vivenciar (ou vivenciar novamente) nas aulas. Concluiu-se que o ensino da dança, embora atrelada a desafios significativos didaticamente, é de suma importância para o desenvolvimento do aluno.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades no desenvolvimento da dança no chão de uma escola pública em Limoeiro/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7760694209980733pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxIn the context of School Physical Education, it is essential to consider the teaching of dance as a component of identification and social transformation. Dance is sparsely configured compared to other themes involved in this scope. With this, the present work aims to understand the challenges and possibilities for working dance in the context of school Physical Education. The research is characterized as qualitative with an explanatory approach. As data collection tools, interviews, questionnaires and audiovisual recordings were used. For data analysis, Laurence Bardin content analysis technique was used. Two Physical Education teachers and sixteen high school students participated in the study. We obtained as results, from the teachers' narrative, dance as a significant instrument of socialization, social insertion, personal identification, and creativity. It was also possible to identify the main challenges they pointed out, such as inadequate structuring, stereotypes, students coming from a pandemic context and shyness. Based on the narrative of most students, dance is configured as an important tool to be worked on in Physical Education classes, in addition to being easy to understand and develop. They also pointed out Forró, Samba and Ballet rhythms as the main styles they would like to experience (or experience again) in class. It was concluded that the teaching of dance, although linked to significant challenges didactically, is of paramount importance for the development of the student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gabriele da Silva Ferreira.pdf2,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons