Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535

Share on

Title: O letramento crítico e o ensino de gênero textuais nos livros didáticos: contribuições na formação de um aluno/leitor crítico
Authors: SANTOS, Diane Silva dos
Keywords: Ensino; Gêneros textuais; Letramento crítico; Livro didático
Issue Date: 14-Sep-2022
Abstract: Seguindo o princípio de que todas as esferas humanas utilizam a língua e que toda a comunicação verbal e visual perpassa inevitavelmente pelos gêneros textuais, este presente trabalho busca analisar como as atividades do livro didático trabalham com os gêneros. Portanto, são imprescindíveis as análises dos gêneros textuais na perspectiva de ensino em língua portuguesa. Este trabalho visa analisar como os gêneros textuais presentes na Coleção Tecendo Linguagens do 6º ao 9º ano atuam no desenvolvimento do aluno, de forma a propiciar uma observação crítica em seus meios sociais. Analisamos ao todo 292 atividades da Coleção, em uma análise quantitativa geral, no decorrer das análises foram selecionadas 7 atividades que serviram de base para exemplificar as análises em geral neste trabalho. Através dessas observações pudemos constatar que a Coleção aborda o letramento crítico de forma insuficiente para o desenvolvimento do aluno, no que tange a mudanças/transformações sociais. No resultado das análises prevíamos que os anos finais da Coleção estimulassem mais a capacidade leitora crítica comparado aos anos iniciais, porém, os dados divergiram de nossa hipótese, em sua maioria, os anos finais propuseram ao uso dos gêneros textuais no que tange ao desenvolvimento de questões normativas e tradicionais da língua.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535
Appears in Collections:(TCC) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Diane Silva dos Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons