Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535

Compartilhe esta página

Título: O letramento crítico e o ensino de gênero textuais nos livros didáticos: contribuições na formação de um aluno/leitor crítico
Autor(es): SANTOS, Diane Silva dos
Palavras-chave: Ensino; Gêneros textuais; Letramento crítico; Livro didático
Data do documento: 14-Set-2022
Abstract: Seguindo o princípio de que todas as esferas humanas utilizam a língua e que toda a comunicação verbal e visual perpassa inevitavelmente pelos gêneros textuais, este presente trabalho busca analisar como as atividades do livro didático trabalham com os gêneros. Portanto, são imprescindíveis as análises dos gêneros textuais na perspectiva de ensino em língua portuguesa. Este trabalho visa analisar como os gêneros textuais presentes na Coleção Tecendo Linguagens do 6º ao 9º ano atuam no desenvolvimento do aluno, de forma a propiciar uma observação crítica em seus meios sociais. Analisamos ao todo 292 atividades da Coleção, em uma análise quantitativa geral, no decorrer das análises foram selecionadas 7 atividades que serviram de base para exemplificar as análises em geral neste trabalho. Através dessas observações pudemos constatar que a Coleção aborda o letramento crítico de forma insuficiente para o desenvolvimento do aluno, no que tange a mudanças/transformações sociais. No resultado das análises prevíamos que os anos finais da Coleção estimulassem mais a capacidade leitora crítica comparado aos anos iniciais, porém, os dados divergiram de nossa hipótese, em sua maioria, os anos finais propuseram ao uso dos gêneros textuais no que tange ao desenvolvimento de questões normativas e tradicionais da língua.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diane Silva dos Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons