Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tayana Dias de-
dc.contributor.authorSANTOS, Diane Silva dos-
dc.date.accessioned2022-11-11T20:23:43Z-
dc.date.available2022-11-11T20:23:43Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.date.submitted2022-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47535-
dc.description.abstractSeguindo o princípio de que todas as esferas humanas utilizam a língua e que toda a comunicação verbal e visual perpassa inevitavelmente pelos gêneros textuais, este presente trabalho busca analisar como as atividades do livro didático trabalham com os gêneros. Portanto, são imprescindíveis as análises dos gêneros textuais na perspectiva de ensino em língua portuguesa. Este trabalho visa analisar como os gêneros textuais presentes na Coleção Tecendo Linguagens do 6º ao 9º ano atuam no desenvolvimento do aluno, de forma a propiciar uma observação crítica em seus meios sociais. Analisamos ao todo 292 atividades da Coleção, em uma análise quantitativa geral, no decorrer das análises foram selecionadas 7 atividades que serviram de base para exemplificar as análises em geral neste trabalho. Através dessas observações pudemos constatar que a Coleção aborda o letramento crítico de forma insuficiente para o desenvolvimento do aluno, no que tange a mudanças/transformações sociais. No resultado das análises prevíamos que os anos finais da Coleção estimulassem mais a capacidade leitora crítica comparado aos anos iniciais, porém, os dados divergiram de nossa hipótese, em sua maioria, os anos finais propuseram ao uso dos gêneros textuais no que tange ao desenvolvimento de questões normativas e tradicionais da língua.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO letramento crítico e o ensino de gênero textuais nos livros didáticos: contribuições na formação de um aluno/leitor críticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3254086698379178pt_BR
dc.description.abstractxFollowing the principle that all human spheres use language and that all verbal and visual communication inevitably permeates the textual genres, this paper seeks to analyze how the activities of the textbook work with genres. Therefore, the analysis of textual genres is essential from the perspective of teaching in Portuguese. This work aims to analyze how the textual genres present in the Collection Weaving Languages from 6th to 9th grade work in the development of the student, in order to provide a critical observation in their social media. We analyzed 292 activities of the Collection, in a general quantitative analysis, in the course of the analyzes were selected 7 activities that served as a basis to exemplify the analyses in general in this work. Through these observations we could see that the Collection addresses the critical reading insufficiently for the development of the student, regarding social changes/transformations. In the results of the analysis we predicted that the final years of the Collection would stimulate more the critical reading capacity compared to the initial years, however, the data diverged from our hypothesis, In its majority, the final years proposed the use of textual genres regarding the development of normative and traditional issues of the language.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diane Silva dos Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons