Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532
Share on
Title: | Interdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográfica |
Authors: | SOUZA, Maria Erivânia Izídio |
Keywords: | Paleontologia; Jogos didáticos; Interdisciplinaridade |
Issue Date: | 20-Oct-2022 |
Citation: | SOUZA, Maria Erivania Izidio. Interdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográfica. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | A Paleontologia é uma ciência que atrai e desperta curiosidades de muitos estudantes, entretanto, a sua abordagem no Ensino Básico ainda é deficitária pois há poucas menções dos seus conceitos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aliado isto, o desconhecimento por parte dos professores a respeito de recursos didáticos que permitam uma contextualização e aplicação da paleontologia com os conteúdos trabalhados comumente em sala de aula, o que dificulta o acesso ao tema e proporciona a difusão de conceitos mal estabelecidos. No Ensino Superior a abordagem da sua prática de ensino é tomada por conceitos abstratos, onde por muitas vezes o seu aprendizado é reduzido a memorização. No entanto, a utilização de Jogos didáticos como Metodologias Ativas surge para a didatização e melhoramento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos para a área de Ciências, tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Por isto, este trabalho baseado em uma revisão bibliográfica analisou e caracterizou 17 trabalhos produzidos no intervalo de tempo de 2000 à 2022, voltados à apresentação de recursos didáticos e Metodologias Ativas aplicadas ao ensino da paleontologia. Foi possível estabelecer os padrões observados para a elaboração destes materiais didáticos e além disso, observar o caráter interdisciplinar dos jogos, os principais conteúdos trabalhados relacionando Ciências e Paleontologia. Com a análise, observamos que existe uma maior tendência de correlação da abordagem paleontológica com temas que permeiam a Evolução e a Geologia. Aqui, fornecemos um compilado de trabalhos voltados para o desenvolvimento e aplicação de recursos didáticos relacionados à Paleontologia, visando facilitar o acesso a estes, que se mostram eficazes ferramentas do processo de Ensino x Aprendizagem, quando aliados a um bom planejamento de aula por parte dos professores, podendo seu aproveitamento pelos alunos ocorrer em espaços formais e não formais de ensino. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA ERIVÂNIA IZIDIO SOUZA .pdf | 455,43 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License