Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Flaviana Jorge de-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Erivânia Izídio-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:54:00Z-
dc.date.available2022-11-11T19:54:00Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Erivania Izidio. Interdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográfica. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532-
dc.description.abstractA Paleontologia é uma ciência que atrai e desperta curiosidades de muitos estudantes, entretanto, a sua abordagem no Ensino Básico ainda é deficitária pois há poucas menções dos seus conceitos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aliado isto, o desconhecimento por parte dos professores a respeito de recursos didáticos que permitam uma contextualização e aplicação da paleontologia com os conteúdos trabalhados comumente em sala de aula, o que dificulta o acesso ao tema e proporciona a difusão de conceitos mal estabelecidos. No Ensino Superior a abordagem da sua prática de ensino é tomada por conceitos abstratos, onde por muitas vezes o seu aprendizado é reduzido a memorização. No entanto, a utilização de Jogos didáticos como Metodologias Ativas surge para a didatização e melhoramento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos para a área de Ciências, tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Por isto, este trabalho baseado em uma revisão bibliográfica analisou e caracterizou 17 trabalhos produzidos no intervalo de tempo de 2000 à 2022, voltados à apresentação de recursos didáticos e Metodologias Ativas aplicadas ao ensino da paleontologia. Foi possível estabelecer os padrões observados para a elaboração destes materiais didáticos e além disso, observar o caráter interdisciplinar dos jogos, os principais conteúdos trabalhados relacionando Ciências e Paleontologia. Com a análise, observamos que existe uma maior tendência de correlação da abordagem paleontológica com temas que permeiam a Evolução e a Geologia. Aqui, fornecemos um compilado de trabalhos voltados para o desenvolvimento e aplicação de recursos didáticos relacionados à Paleontologia, visando facilitar o acesso a estes, que se mostram eficazes ferramentas do processo de Ensino x Aprendizagem, quando aliados a um bom planejamento de aula por parte dos professores, podendo seu aproveitamento pelos alunos ocorrer em espaços formais e não formais de ensino.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleInterdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8974965805490499pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5804492420192107pt_BR
dc.description.abstractxPaleontology is a science that attracts and arouses the curiosity of many students, however, its approach in Basic Education is still deficient because there are few mentions of its concepts in the National Common Curriculum Base (BNCC), and allied to this, the lack of knowledge on the part of the teachers about didactic resources that allow a contextualization and application of paleontology with the contents commonly worked in the classroom, which makes access to the theme difficult and provides the dissemination of poorly established concepts. In Higher Education, the approach to their teaching practice is taken by abstract concepts, where their learning is often reduced to memorization. However, the use of didactic games as Active Methodologies arises for the didacticization and improvement of the teaching-learning process of students for the area of Science, both in Basic Education and in Higher Education. Therefore, this work based on a bibliographic review analyzed and characterized 17 works produced in the time interval from 2000 to 2022, aimed at the presentation of didactic resources and Active Methodologies applied to the teaching of paleontology. It was possible to establish the patterns observed for the elaboration of these teaching materials and, in addition, to observe the interdisciplinary character of the games, the main contents worked relating Science and Paleontology. With the analysis, we observed that there is a greater tendency to correlate the paleontological approach with themes that permeate Evolution and Geology. Here, we provide a compilation of works aimed at the development and application of didactic resources related to Paleontology, aiming to facilitate access to these, which prove to be effective tools of the Teaching x Learning process, when combined with good lesson planning by the students. teachers, and its use by students may occur in formal and non-formal teaching spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-2724-7137pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA ERIVÂNIA IZIDIO SOUZA .pdf455,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons