Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532

Comparte esta pagina

Título : Interdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográfica
Autor : SOUZA, Maria Erivânia Izídio
Palabras clave : Paleontologia; Jogos didáticos; Interdisciplinaridade
Fecha de publicación : 20-oct-2022
Citación : SOUZA, Maria Erivania Izidio. Interdisciplinaridade dos jogos didáticos por uma perspectiva paleontológica: uma revisão bibliográfica. 2022. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : A Paleontologia é uma ciência que atrai e desperta curiosidades de muitos estudantes, entretanto, a sua abordagem no Ensino Básico ainda é deficitária pois há poucas menções dos seus conceitos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aliado isto, o desconhecimento por parte dos professores a respeito de recursos didáticos que permitam uma contextualização e aplicação da paleontologia com os conteúdos trabalhados comumente em sala de aula, o que dificulta o acesso ao tema e proporciona a difusão de conceitos mal estabelecidos. No Ensino Superior a abordagem da sua prática de ensino é tomada por conceitos abstratos, onde por muitas vezes o seu aprendizado é reduzido a memorização. No entanto, a utilização de Jogos didáticos como Metodologias Ativas surge para a didatização e melhoramento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos para a área de Ciências, tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Por isto, este trabalho baseado em uma revisão bibliográfica analisou e caracterizou 17 trabalhos produzidos no intervalo de tempo de 2000 à 2022, voltados à apresentação de recursos didáticos e Metodologias Ativas aplicadas ao ensino da paleontologia. Foi possível estabelecer os padrões observados para a elaboração destes materiais didáticos e além disso, observar o caráter interdisciplinar dos jogos, os principais conteúdos trabalhados relacionando Ciências e Paleontologia. Com a análise, observamos que existe uma maior tendência de correlação da abordagem paleontológica com temas que permeiam a Evolução e a Geologia. Aqui, fornecemos um compilado de trabalhos voltados para o desenvolvimento e aplicação de recursos didáticos relacionados à Paleontologia, visando facilitar o acesso a estes, que se mostram eficazes ferramentas do processo de Ensino x Aprendizagem, quando aliados a um bom planejamento de aula por parte dos professores, podendo seu aproveitamento pelos alunos ocorrer em espaços formais e não formais de ensino.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47532
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA ERIVÂNIA IZIDIO SOUZA .pdf455,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons