Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477

Share on

Title: Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)
Authors: SILVA, Luana Maria da
Keywords: Ensino de Botânica; Youtube; Recursos Multimídia
Issue Date: 10-Oct-2022
Citation: SILVA, Luana Maria da. Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Os conteúdos referentes ao ensino de botânica são de extrema importância na área da Biologia, entretanto existe uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da área em questão, tendo em vista a ampla gama de termos técnicos e a abstração de conceitos. Diante dessas dificuldades, os vídeos educacionais se apresentam como uma ferramenta potencial para a contribuição do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de analisar vídeos educacionais de Morfologia Vegetal, por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), onde foi realizada a análise de dez vídeos educacionais sob a luz de sete princípios da TCAM. A partir da análise observou-se a presença de desvios que podem levar ao comprometimento do aprendizado. Nesse viés, é importante que haja um planejamento na construção desses materiais, bem como uma análise no momento de selecioná-los para sua utilização como recurso pedagógico, visando sempre promover uma aprendizagem efetiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Luana Maria da Silva.pdf320,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons