Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477
Share on
Title: | Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) |
Authors: | SILVA, Luana Maria da |
Keywords: | Ensino de Botânica; Youtube; Recursos Multimídia |
Issue Date: | 10-Oct-2022 |
Citation: | SILVA, Luana Maria da. Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Os conteúdos referentes ao ensino de botânica são de extrema importância na área da Biologia, entretanto existe uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da área em questão, tendo em vista a ampla gama de termos técnicos e a abstração de conceitos. Diante dessas dificuldades, os vídeos educacionais se apresentam como uma ferramenta potencial para a contribuição do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de analisar vídeos educacionais de Morfologia Vegetal, por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), onde foi realizada a análise de dez vídeos educacionais sob a luz de sete princípios da TCAM. A partir da análise observou-se a presença de desvios que podem levar ao comprometimento do aprendizado. Nesse viés, é importante que haja um planejamento na construção desses materiais, bem como uma análise no momento de selecioná-los para sua utilização como recurso pedagógico, visando sempre promover uma aprendizagem efetiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Luana Maria da Silva.pdf | 320,24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License