Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Maria da-
dc.date.accessioned2022-11-09T22:48:11Z-
dc.date.available2022-11-09T22:48:11Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Luana Maria da. Análise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM). 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47477-
dc.description.abstractOs conteúdos referentes ao ensino de botânica são de extrema importância na área da Biologia, entretanto existe uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem da área em questão, tendo em vista a ampla gama de termos técnicos e a abstração de conceitos. Diante dessas dificuldades, os vídeos educacionais se apresentam como uma ferramenta potencial para a contribuição do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de analisar vídeos educacionais de Morfologia Vegetal, por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), onde foi realizada a análise de dez vídeos educacionais sob a luz de sete princípios da TCAM. A partir da análise observou-se a presença de desvios que podem levar ao comprometimento do aprendizado. Nesse viés, é importante que haja um planejamento na construção desses materiais, bem como uma análise no momento de selecioná-los para sua utilização como recurso pedagógico, visando sempre promover uma aprendizagem efetiva.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectRecursos Multimídiapt_BR
dc.titleAnálise de vídeos educacionais de morfologia vegetal por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8408428958217006pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.description.abstractxThe contents related to the teaching of botany are extremely important in the area of Biology, however there is a great difficulty in the teaching-learning process of the area in question, in view of the wide range of technical terms and the abstraction of concepts. Faced with these difficulties, educational videos are presented as a potential tool for the contribution of the teaching-learning process. This work aimed to analyze educational videos of Plant Morphology, through the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM), where the analysis of ten educational videos was carried out in the light of seven principles of TCAM. From the analysis, it was observed the presence of deviations that can lead to impaired learning. In this bias, it is important that there is a planning in the construction of these materials, as well as an analysis when selecting them for use as a pedagogical resource, always aiming to promote effective learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luana Maria da Silva.pdf320,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons