Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47347

Compartilhe esta página

Título: Valores da Dança Criativa nas aulas de Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa
Autor(es): NASCIMENTO, Diogo Mateus Campos do
Palavras-chave: Dança Criativa e Educação Física; Laban e Educação Física; Dança Educação na Educação Física
Data do documento: 30-Set-2022
Citação: NASCIMENTO, Diogo Mateus Campos do. Valores da Dança Criativa nas aulas de Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Núcleo de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A dança é um conteúdo muito importante na formação integral do cidadão, na escola ela é parte das unidades temáticas da Educação Física, dentre os vários tipos e estilos de dança produzida pela sociedade a dança criativa aparece com uma boa alternativa, pois, sua prática pode favorecer para o desenvolvimento espontâneo, criativo e o movimento como linguagem. Elucidar a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da dança criativa nas aulas de Educação Física escolar foi o objetivo desde trabalho. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Repositório Institucional da Universidade Federal de Pernambuco com o objetivo de encontrar artigos, teses ou dissertações. As palavras-chave utilizadas foram dança criativa e Educação Física, laban e Educação Física, dança educação na Educação Física. Os critérios de inclusão foram trabalhos que tratem os temas Educação Física e dança criativa na escola, publicações entre 2012 e 2022 e trabalhos publicados no Brasil, já os critérios exclusão foram os materiais que não se adequaram ao objetivo do pesquisador e estarem fora do contexto escolar. Os Resultados mostraram que apesar das dificuldades encontradas por professores de Educação Física a dança criativa surge como possibilidade para o desenvolvimento corporal, a subjetividade, expressividade e criatividade. Este trabalho tem como desfecho que a dança criativa é uma boa alternativa para professores de Educação Física vivencie no chão da escola, mas também se espera que este estudo sirva de embasamento científico para os profissionais da área ressignificando a prática pedagógica a cerca desse tema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47347
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIOGO TCC PRONTO..pdf650,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons