Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47347

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Diogo Mateus Campos do-
dc.date.accessioned2022-11-03T19:31:43Z-
dc.date.available2022-11-03T19:31:43Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.date.submitted2022-11-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Diogo Mateus Campos do. Valores da Dança Criativa nas aulas de Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa. 2022. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Núcleo de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47347-
dc.description.abstractA dança é um conteúdo muito importante na formação integral do cidadão, na escola ela é parte das unidades temáticas da Educação Física, dentre os vários tipos e estilos de dança produzida pela sociedade a dança criativa aparece com uma boa alternativa, pois, sua prática pode favorecer para o desenvolvimento espontâneo, criativo e o movimento como linguagem. Elucidar a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da dança criativa nas aulas de Educação Física escolar foi o objetivo desde trabalho. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Repositório Institucional da Universidade Federal de Pernambuco com o objetivo de encontrar artigos, teses ou dissertações. As palavras-chave utilizadas foram dança criativa e Educação Física, laban e Educação Física, dança educação na Educação Física. Os critérios de inclusão foram trabalhos que tratem os temas Educação Física e dança criativa na escola, publicações entre 2012 e 2022 e trabalhos publicados no Brasil, já os critérios exclusão foram os materiais que não se adequaram ao objetivo do pesquisador e estarem fora do contexto escolar. Os Resultados mostraram que apesar das dificuldades encontradas por professores de Educação Física a dança criativa surge como possibilidade para o desenvolvimento corporal, a subjetividade, expressividade e criatividade. Este trabalho tem como desfecho que a dança criativa é uma boa alternativa para professores de Educação Física vivencie no chão da escola, mas também se espera que este estudo sirva de embasamento científico para os profissionais da área ressignificando a prática pedagógica a cerca desse tema.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança Criativa e Educação Físicapt_BR
dc.subjectLaban e Educação Físicapt_BR
dc.subjectDança Educação na Educação Físicapt_BR
dc.titleValores da Dança Criativa nas aulas de Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2877234274507325pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxDance is a very important content in the integral formation of the citizen, at school it is part of the thematic units of physical education, among the various types and styles of dance produced by society, creative dance appears as a good alternative, because its practice can favor for spontaneous, creative development and movement as a language. Elucidating from a bibliographical research, the importance of creative dance in school physical education classes was the objective of this work. An integrative literature review was carried out in the Google Scholar, Scielo and Institutional Repository databases of the Federal University of Pernambuco in order to find articles, theses or dissertations. The keywords used were creative dance and physical education, laban and physical education, dance education in physical education. The inclusion criteria were works dealing with physical education and creative dance at school, publications between 2012 and 2022 and works published in Brazil, whereas the exclusion criteria were materials that did not fit the researcher's objective and were outside the school context. . The results showed that despite the difficulties encountered by physical education teachers, creative dance emerges as a possibility for body development, subjectivity, expressiveness and creativity. This work has as an outcome that creative dance is a good alternative for physical education teachers to experience on the school floor, but it is also expected that this study will serve as a scientific basis for professionals in the area, giving new meaning to the pedagogical practice on this topic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIOGO TCC PRONTO..pdf650,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons