Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47345

Share on

Title: Proposta de jogos de cartas como recurso didático sobre morcegos de Pernambuco para a educação básica
Authors: Barbosa, Bruna Carolina da Silva
Keywords: Ensino de ciências; Jogos de cartas; Quirópteros
Issue Date: 13-Oct-2022
Citation: BARBOSA, Bruna Carolina da Silva. Proposta de jogos de cartas como recurso didático sobre morcegos de Pernambuco para a educação básica. 2022. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O ensinar é proporcionar aos alunos a capacidade de aprender, porém, temas da Zoologia ainda são uma dificuldade para os professores de Ciências e Biologia, mais especificamente o assunto sobre morcegos. Este, ainda hoje é pouco visto pelos alunos e que são atrelados a mitos e crendices. Para muitos professores, é difícil ministrar aulas de Zoologia porque os estudantes apresentam dificuldades de compreensão sobre os assuntos, podendo ser mencionados os problemas a respeito da condução de aulas tradicionais, a falta de metodologias ativas, ludicidade e contextualização com outros assuntos. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo propor jogos de cartas para os professores utilizarem nas aulas de zoologia do ensino fundamental e médio, visando desmistificar os morcegos de Pernambuco. Portanto, a proposta do trabalho conta com a estrutura e adaptações de regras de jogos já preexistentes e populares, resultando em um material que facilite, estimule e auxilie a melhora da qualidade das aulas sobre morcegos do ensino fundamental e médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47345
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna Carolina da Silva Barbosa.pdf624,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons