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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333
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Title: | Atividades práticas no ensino de ciências da natureza: análise e produção de recursos audiovisuais |
Authors: | SOUZA, Adrielly Barbosa de |
Keywords: | Ciências; Experimentos de baixo-custo; Alfabetização científica; Aparatos tecnológicos; Ensino de ciências |
Issue Date: | 14-Oct-2022 |
Citation: | SOUZA, Adrielly Barbosa de. Atividades práticas no Ensino de Ciências da Natureza: análise e produção de recursos audiovisuais. 2022. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho possui uma abordagem dentro da área de Ciências na qual buscou explorar por conteúdos que pudesse ser aplicado no dia a dia do aluno, dessa forma o mesmo teve como objetivo construir um conjunto de vídeos centrados no desenvolvimento de atividades práticas, com caráter demonstrativo, para o ensino de Ciências da Natureza, a fim de estimular a renovação do fazer docente. Este é um estudo que possui uma abordagem qualitativa, considerando que as discussões estão voltadas a construção de percepções sobre como o uso de ferramentas audiovisuais pode auxiliar na promoção de aulas práticas para o ensino de Ciências da Natureza a partir do uso de materiais de baixo custo. Além disso, esta é uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Como resultado do trabalho foi desenvolvida uma sequência de aulas de cunho prático que versavam sobre a temática Matéria e Energia que está presente no Currículo de Pernambuco. O total de aulas gravadas foi quatro, que foram divididas a partir dos seguintes temas: Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de materiais, Materiais sintéticos e Transformações químicas, esses vídeos foram postados na plataforma YouTube. Ao longo da pesquisa pode-se constatar que as aulas práticas desenvolvidas a partir do uso de materiais de baixo-custo têm como papel ser uma alternativa para superar as dificuldades encontradas com relação ao trabalho de caráter prático relacionado ao Ensino de Ciências, especialmente, no que diz respeito a estrutura física de um laboratório. Trazer para sala de aula a possibilidade do uso de experimentos sem a necessidade de equipamentos caros ou de uma infraestrutura de laboratório é uma forma de estimular não só o desenvolvimento de aulas práticas, mas também o espírito investigativo. Isso porque, nesse último caso, as aulas práticas passam a estimular os estudantes a trazer suas experiências para sala de aula para corroborar com os conhecimentos científicos, podendo assim, promover um ensino com caráter investigativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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