Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSOUZA, Adrielly Barbosa de-
dc.date.accessioned2022-11-03T13:25:34Z-
dc.date.available2022-11-03T13:25:34Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2022-11-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Adrielly Barbosa de. Atividades práticas no Ensino de Ciências da Natureza: análise e produção de recursos audiovisuais. 2022. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333-
dc.description.abstractO presente trabalho possui uma abordagem dentro da área de Ciências na qual buscou explorar por conteúdos que pudesse ser aplicado no dia a dia do aluno, dessa forma o mesmo teve como objetivo construir um conjunto de vídeos centrados no desenvolvimento de atividades práticas, com caráter demonstrativo, para o ensino de Ciências da Natureza, a fim de estimular a renovação do fazer docente. Este é um estudo que possui uma abordagem qualitativa, considerando que as discussões estão voltadas a construção de percepções sobre como o uso de ferramentas audiovisuais pode auxiliar na promoção de aulas práticas para o ensino de Ciências da Natureza a partir do uso de materiais de baixo custo. Além disso, esta é uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Como resultado do trabalho foi desenvolvida uma sequência de aulas de cunho prático que versavam sobre a temática Matéria e Energia que está presente no Currículo de Pernambuco. O total de aulas gravadas foi quatro, que foram divididas a partir dos seguintes temas: Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de materiais, Materiais sintéticos e Transformações químicas, esses vídeos foram postados na plataforma YouTube. Ao longo da pesquisa pode-se constatar que as aulas práticas desenvolvidas a partir do uso de materiais de baixo-custo têm como papel ser uma alternativa para superar as dificuldades encontradas com relação ao trabalho de caráter prático relacionado ao Ensino de Ciências, especialmente, no que diz respeito a estrutura física de um laboratório. Trazer para sala de aula a possibilidade do uso de experimentos sem a necessidade de equipamentos caros ou de uma infraestrutura de laboratório é uma forma de estimular não só o desenvolvimento de aulas práticas, mas também o espírito investigativo. Isso porque, nesse último caso, as aulas práticas passam a estimular os estudantes a trazer suas experiências para sala de aula para corroborar com os conhecimentos científicos, podendo assim, promover um ensino com caráter investigativo.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectExperimentos de baixo-custopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAparatos tecnológicospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleAtividades práticas no ensino de ciências da natureza: análise e produção de recursos audiovisuaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to build a set of videos focused on the development of practical activities, with a demonstrative character, for the teaching of Natural Sciences, in order to stimulate the renewal of teaching. This is a study that has a qualitative approach, considering that the discussions are aimed at building perceptions about how the use of audiovisual tools can help in the promotion of practical classes for the teaching of Natural Sciences from the use of low-cost materials. . Furthermore, this is an action-research type survey. As a result of the work, a sequence of practical classes was developed that dealt with the theme Matter and Energy that is present in the Pernambuco Curriculum. The total number of recorded classes was four, which were divided according to the following themes: Homogeneous and heterogeneous mixtures, Separation of materials, Synthetic materials and Chemical transformations, these videos were posted on the YouTube platform. Throughout the research, it can be seen that the practical classes developed from the use of low-cost materials have the role of being an alternative to overcome the difficulties encountered in relation to practical work related to Science Teaching, especially in the regarding the physical structure of a laboratory. Bringing to the classroom the possibility of using experiments without the need for expensive equipment or laboratory infrastructure is a way to stimulate not only the development of practical classes, but also the investigative spirit. This is because, in the latter case, practical classes start to encourage students to bring their experiences to the classroom to corroborate scientific knowledge, thus being able to promote teaching with an investigative character.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II -Adrielly Barbosa de Souza.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons