Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333

Compartilhe esta página

Título: Atividades práticas no ensino de ciências da natureza: análise e produção de recursos audiovisuais
Autor(es): SOUZA, Adrielly Barbosa de
Palavras-chave: Ciências; Experimentos de baixo-custo; Alfabetização científica; Aparatos tecnológicos; Ensino de ciências
Data do documento: 14-Out-2022
Citação: SOUZA, Adrielly Barbosa de. Atividades práticas no Ensino de Ciências da Natureza: análise e produção de recursos audiovisuais. 2022. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O presente trabalho possui uma abordagem dentro da área de Ciências na qual buscou explorar por conteúdos que pudesse ser aplicado no dia a dia do aluno, dessa forma o mesmo teve como objetivo construir um conjunto de vídeos centrados no desenvolvimento de atividades práticas, com caráter demonstrativo, para o ensino de Ciências da Natureza, a fim de estimular a renovação do fazer docente. Este é um estudo que possui uma abordagem qualitativa, considerando que as discussões estão voltadas a construção de percepções sobre como o uso de ferramentas audiovisuais pode auxiliar na promoção de aulas práticas para o ensino de Ciências da Natureza a partir do uso de materiais de baixo custo. Além disso, esta é uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Como resultado do trabalho foi desenvolvida uma sequência de aulas de cunho prático que versavam sobre a temática Matéria e Energia que está presente no Currículo de Pernambuco. O total de aulas gravadas foi quatro, que foram divididas a partir dos seguintes temas: Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de materiais, Materiais sintéticos e Transformações químicas, esses vídeos foram postados na plataforma YouTube. Ao longo da pesquisa pode-se constatar que as aulas práticas desenvolvidas a partir do uso de materiais de baixo-custo têm como papel ser uma alternativa para superar as dificuldades encontradas com relação ao trabalho de caráter prático relacionado ao Ensino de Ciências, especialmente, no que diz respeito a estrutura física de um laboratório. Trazer para sala de aula a possibilidade do uso de experimentos sem a necessidade de equipamentos caros ou de uma infraestrutura de laboratório é uma forma de estimular não só o desenvolvimento de aulas práticas, mas também o espírito investigativo. Isso porque, nesse último caso, as aulas práticas passam a estimular os estudantes a trazer suas experiências para sala de aula para corroborar com os conhecimentos científicos, podendo assim, promover um ensino com caráter investigativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47333
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II -Adrielly Barbosa de Souza.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons