Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248

Share on

Title: Entrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de Ciências Biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicados
Authors: BARBOSA, Laira Myrele de Jesus
Keywords: Inclusão; Ensino de Ciências; Biologia; LIBRAS; Cegos
Issue Date: 10-Oct-2022
Citation: BARBOSA, Laira Myrele de Jesus. Entrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de ciências biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicados. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A inclusão dentro do ambiente escolar é uma via de destaque de interseção entre vários âmbitos do saber, incluindo a Ciências Biológicas. Dentro desse contexto, a pesquisa teve como objetivo buscar e analisar formas de como o ensino de Ciências e Biologia vem sendo repassado para alunos que apresentam deficiência visual e auditiva. Para alcançar o objetivo desejado, foi realizado uma pesquisa do tipo bibliográfica através de busca simples computadorizada através de trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online da SBEnBio. A partir dos dados analisados, os resultado obtidos mostram que, para que o processo de aprendizagem seja eficiente e faça jus ao nome inclusão, é necessário o foco na formação docente, recursos e matérias didáticos, utilização da LIBRAS e interpretes (TILS) na sala de aula para os alunos surdos e utilização do Braile para alunos com baixa visão ou cegueira total.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO LAIRA MYRELE DE JESUS BARBOSA.pdf406,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons