Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kenio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorBARBOSA, Laira Myrele de Jesus-
dc.date.accessioned2022-10-25T20:07:33Z-
dc.date.available2022-10-25T20:07:33Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-10-24-
dc.identifier.citationBARBOSA, Laira Myrele de Jesus. Entrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de ciências biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicados. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248-
dc.description.abstractA inclusão dentro do ambiente escolar é uma via de destaque de interseção entre vários âmbitos do saber, incluindo a Ciências Biológicas. Dentro desse contexto, a pesquisa teve como objetivo buscar e analisar formas de como o ensino de Ciências e Biologia vem sendo repassado para alunos que apresentam deficiência visual e auditiva. Para alcançar o objetivo desejado, foi realizado uma pesquisa do tipo bibliográfica através de busca simples computadorizada através de trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online da SBEnBio. A partir dos dados analisados, os resultado obtidos mostram que, para que o processo de aprendizagem seja eficiente e faça jus ao nome inclusão, é necessário o foco na formação docente, recursos e matérias didáticos, utilização da LIBRAS e interpretes (TILS) na sala de aula para os alunos surdos e utilização do Braile para alunos com baixa visão ou cegueira total.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectCegospt_BR
dc.titleEntrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de Ciências Biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicadospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusion within the school environment is a prominent way of intersection between various fields of knowledge, including Sciences. Within this context, the research aimed to seek and analyze ways in which the teaching of Science and Biology has been passed on to students who have visual and hearing impairments. To achieve the desired objective, a bibliographic research was carried out through a simple computerized search through works published in the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) and Regional Meeting of Biology Teaching (EREBIO), available in the online collection of SBEnBio. From the analyzed data, the results obtained show that, for the learning process to be efficient and to live up to the name inclusion, it is necessary to focus on teacher training, resources and didactic materials, use of LIBRAS and interpreters (TILS) in the classroom for deaf students and use of Braille for students with low vision or total blindness.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO LAIRA MYRELE DE JESUS BARBOSA.pdf406,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons