Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kenio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Laira Myrele de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T20:07:33Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T20:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-24 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Laira Myrele de Jesus. Entrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de ciências biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicados. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47248 | - |
dc.description.abstract | A inclusão dentro do ambiente escolar é uma via de destaque de interseção entre vários âmbitos do saber, incluindo a Ciências Biológicas. Dentro desse contexto, a pesquisa teve como objetivo buscar e analisar formas de como o ensino de Ciências e Biologia vem sendo repassado para alunos que apresentam deficiência visual e auditiva. Para alcançar o objetivo desejado, foi realizado uma pesquisa do tipo bibliográfica através de busca simples computadorizada através de trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e Encontro Regional do Ensino de Biologia (EREBIO), disponíveis no acervo online da SBEnBio. A partir dos dados analisados, os resultado obtidos mostram que, para que o processo de aprendizagem seja eficiente e faça jus ao nome inclusão, é necessário o foco na formação docente, recursos e matérias didáticos, utilização da LIBRAS e interpretes (TILS) na sala de aula para os alunos surdos e utilização do Braile para alunos com baixa visão ou cegueira total. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Cegos | pt_BR |
dc.title | Entrelaçando os anais da ENEBIO e EREBIO: como é repassado o ensino de Ciências Biológicas para alunos surdos e alunos cegos através de trabalhos publicados | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion within the school environment is a prominent way of intersection between various fields of knowledge, including Sciences. Within this context, the research aimed to seek and analyze ways in which the teaching of Science and Biology has been passed on to students who have visual and hearing impairments. To achieve the desired objective, a bibliographic research was carried out through a simple computerized search through works published in the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) and Regional Meeting of Biology Teaching (EREBIO), available in the online collection of SBEnBio. From the analyzed data, the results obtained show that, for the learning process to be efficient and to live up to the name inclusion, it is necessary to focus on teacher training, resources and didactic materials, use of LIBRAS and interpreters (TILS) in the classroom for deaf students and use of Braille for students with low vision or total blindness. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO LAIRA MYRELE DE JESUS BARBOSA.pdf | 406,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons