Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149
Share on
Title: | O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino |
Authors: | LIMA, Mariana da Conceição |
Keywords: | recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; ensino de ciências e biologia |
Issue Date: | 6-Oct-2022 |
Citation: | LIMA, Mariana da Conceição. O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O ensino de Ciências é permeado por conteúdos científicos abstratos e complexos. O professor se depara, assim, com o desafio de criar aulas mais envolventes e estimulantes, bem como encontrar novas formas de apresentar aos alunos experiências de aprendizagem mais modernas e assimiláveis. O objetivo deste estudo foi analisar o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em eventos de ensino de ciências e biologia. A pesquisa é uma investigação descritiva com análise bibliográfica, com metodologia qualitativa. A coleta dos dados ocorreu através das obras que foram publicadas nos anais de quatro eventos nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC e ENEBIO). Após a revisão dos artigos, verificamos que o evento que mais publicou trabalhos voltados para o lúdico no ensino fundamental II e ensino médio foi o Encontro Nacional de Ensino de Biologia-ENEBIO, verificou-se também que o recurso mais utilizado em todos os anais de ensino foi o jogo didático. Mediante a averiguação dos trabalhos foi verificado que o uso da ludicidade estimula os alunos a aprender e o processo de aprendizagem é facilitado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANA DA CONCEIÇÃO LIMA.pdf | 911,77 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License