Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149

Compartilhe esta página

Título: O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino
Autor(es): LIMA, Mariana da Conceição
Palavras-chave: recursos lúdicos; ensino-aprendizagem; ensino de ciências e biologia
Data do documento: 6-Out-2022
Citação: LIMA, Mariana da Conceição. O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O ensino de Ciências é permeado por conteúdos científicos abstratos e complexos. O professor se depara, assim, com o desafio de criar aulas mais envolventes e estimulantes, bem como encontrar novas formas de apresentar aos alunos experiências de aprendizagem mais modernas e assimiláveis. O objetivo deste estudo foi analisar o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em eventos de ensino de ciências e biologia. A pesquisa é uma investigação descritiva com análise bibliográfica, com metodologia qualitativa. A coleta dos dados ocorreu através das obras que foram publicadas nos anais de quatro eventos nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC e ENEBIO). Após a revisão dos artigos, verificamos que o evento que mais publicou trabalhos voltados para o lúdico no ensino fundamental II e ensino médio foi o Encontro Nacional de Ensino de Biologia-ENEBIO, verificou-se também que o recurso mais utilizado em todos os anais de ensino foi o jogo didático. Mediante a averiguação dos trabalhos foi verificado que o uso da ludicidade estimula os alunos a aprender e o processo de aprendizagem é facilitado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA DA CONCEIÇÃO LIMA.pdf911,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons