Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorLIMA, Mariana da Conceição-
dc.date.accessioned2022-10-19T23:17:31Z-
dc.date.available2022-10-19T23:17:31Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.date.submitted2022-10-19-
dc.identifier.citationLIMA, Mariana da Conceição. O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149-
dc.description.abstractO ensino de Ciências é permeado por conteúdos científicos abstratos e complexos. O professor se depara, assim, com o desafio de criar aulas mais envolventes e estimulantes, bem como encontrar novas formas de apresentar aos alunos experiências de aprendizagem mais modernas e assimiláveis. O objetivo deste estudo foi analisar o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em eventos de ensino de ciências e biologia. A pesquisa é uma investigação descritiva com análise bibliográfica, com metodologia qualitativa. A coleta dos dados ocorreu através das obras que foram publicadas nos anais de quatro eventos nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC e ENEBIO). Após a revisão dos artigos, verificamos que o evento que mais publicou trabalhos voltados para o lúdico no ensino fundamental II e ensino médio foi o Encontro Nacional de Ensino de Biologia-ENEBIO, verificou-se também que o recurso mais utilizado em todos os anais de ensino foi o jogo didático. Mediante a averiguação dos trabalhos foi verificado que o uso da ludicidade estimula os alunos a aprender e o processo de aprendizagem é facilitado.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectrecursos lúdicospt_BR
dc.subjectensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectensino de ciências e biologiapt_BR
dc.titleO lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxScience teaching is permeated by abstract and complex scientific content. The teacher is thus faced with the challenge of creating more engaging and stimulating classes, as well as finding new ways to present students with more modern and assimilable learning experiences. The aim of this study was to analyze the role of play in the teaching-learning process in science and biology teaching events. The research is a descriptive investigation with bibliographic analysis, with a qualitative methodology. Data collection took place through works that were published in the annals of four events in the areas of Science and Biology Teaching (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC and ENEBIO). After reviewing the articles, we found that the event that most published works aimed at play in elementary school II and high school was the National Meeting of Biology Teaching-ENEBIO, it was also verified that the most used resource in all the annals of teaching was the didactic game. Through the investigation of the works, it was verified that the use of playfulness stimulates students to learn and the learning process is facilitated.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA DA CONCEIÇÃO LIMA.pdf911,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons