Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | LIMA, Mariana da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T23:17:31Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T23:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mariana da Conceição. O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino. 2022. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47149 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Ciências é permeado por conteúdos científicos abstratos e complexos. O professor se depara, assim, com o desafio de criar aulas mais envolventes e estimulantes, bem como encontrar novas formas de apresentar aos alunos experiências de aprendizagem mais modernas e assimiláveis. O objetivo deste estudo foi analisar o papel do lúdico no processo de ensino-aprendizagem em eventos de ensino de ciências e biologia. A pesquisa é uma investigação descritiva com análise bibliográfica, com metodologia qualitativa. A coleta dos dados ocorreu através das obras que foram publicadas nos anais de quatro eventos nas áreas do Ensino de Ciências e Biologia (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC e ENEBIO). Após a revisão dos artigos, verificamos que o evento que mais publicou trabalhos voltados para o lúdico no ensino fundamental II e ensino médio foi o Encontro Nacional de Ensino de Biologia-ENEBIO, verificou-se também que o recurso mais utilizado em todos os anais de ensino foi o jogo didático. Mediante a averiguação dos trabalhos foi verificado que o uso da ludicidade estimula os alunos a aprender e o processo de aprendizagem é facilitado. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | recursos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | ensino de ciências e biologia | pt_BR |
dc.title | O lúdico no ensino de biologia: uma análise em anais de ensino | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Science teaching is permeated by abstract and complex scientific content. The teacher is thus faced with the challenge of creating more engaging and stimulating classes, as well as finding new ways to present students with more modern and assimilable learning experiences. The aim of this study was to analyze the role of play in the teaching-learning process in science and biology teaching events. The research is a descriptive investigation with bibliographic analysis, with a qualitative methodology. Data collection took place through works that were published in the annals of four events in the areas of Science and Biology Teaching (CONAPESC, CONGREBIO, ENPEC and ENEBIO). After reviewing the articles, we found that the event that most published works aimed at play in elementary school II and high school was the National Meeting of Biology Teaching-ENEBIO, it was also verified that the most used resource in all the annals of teaching was the didactic game. Through the investigation of the works, it was verified that the use of playfulness stimulates students to learn and the learning process is facilitated. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANA DA CONCEIÇÃO LIMA.pdf | 911,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons