Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982

Compartilhe esta página

Título: Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019
Autor(es): ARAUJO, Amanda Steffany da Silva
Palavras-chave: Educação – Pernambuco; Política pública; Programas de sustentação de renda – Brasil; Rendimento escolar – Pernambuco
Data do documento: 18-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAUJO, Amanda Steffany da Silva. Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo. No Brasil várias políticas públicas foram pensadas para amenizar este problema. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 1990 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Em 2003 foi criado o Programa Bolsa Família que unificava os diversos programas existentes e impunha aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental. As análises foram feitas para o período de 2013 a 2019. Os resultados mostram a evolução do desempenho médio em português e matemática, dos alunos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de Pernambuco, beneficiários do Programa Bolsa Família.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Steffany da Silva Araujo.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons