Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982

Share on

Title: Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019
Authors: ARAUJO, Amanda Steffany da Silva
Keywords: Educação – Pernambuco; Política pública; Programas de sustentação de renda – Brasil; Rendimento escolar – Pernambuco
Issue Date: 18-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ARAUJO, Amanda Steffany da Silva. Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo. No Brasil várias políticas públicas foram pensadas para amenizar este problema. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 1990 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Em 2003 foi criado o Programa Bolsa Família que unificava os diversos programas existentes e impunha aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental. As análises foram feitas para o período de 2013 a 2019. Os resultados mostram a evolução do desempenho médio em português e matemática, dos alunos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de Pernambuco, beneficiários do Programa Bolsa Família.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Amanda Steffany da Silva Araujo.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons