Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alane Alves | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Amanda Steffany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T16:16:06Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10T16:16:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Amanda Steffany da Silva. Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982 | - |
dc.description.abstract | A desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo. No Brasil várias políticas públicas foram pensadas para amenizar este problema. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 1990 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Em 2003 foi criado o Programa Bolsa Família que unificava os diversos programas existentes e impunha aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental. As análises foram feitas para o período de 2013 a 2019. Os resultados mostram a evolução do desempenho médio em português e matemática, dos alunos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de Pernambuco, beneficiários do Programa Bolsa Família. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentação de renda – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0663885762416152 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9198719438774908 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agreste | pt_BR |
dc.description.abstractx | Income inequality is an old social problem in Brazil and in the world. In Brazil, several public policies were designed to alleviate this problem. Conditional cash transfer programs have been implemented since the 1990s in Brazil with the aim of bringing social welfare to the underprivileged. In 2003, the Bolsa Família Program was created, which unified the various existing programs and imposed conditionalities on beneficiaries in the field of health and education to receive income transfers. This work aims to analyze how the conditionalities of the Bolsa Família program in the area of education influenced the performance of students benefiting from the Program in the final years of elementary school. The analyzes were carried out for the period from 2013 to 2019. The results show the evolution of the average performance in Portuguese and mathematics of elementary school students from public schools in Pernambuco, beneficiaries of the Bolsa Família Program. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Amanda Steffany da Silva Araujo.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons