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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alane Alves-
dc.contributor.authorARAUJO, Amanda Steffany da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-10T16:16:06Z-
dc.date.available2022-10-10T16:16:06Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationARAUJO, Amanda Steffany da Silva. Importância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46982-
dc.description.abstractA desigualdade de renda é um problema social antigo no Brasil e no mundo. No Brasil várias políticas públicas foram pensadas para amenizar este problema. Programas de transferência de renda condicionada foram implementados desde a década de 1990 no Brasil com o intuito de trazer bem-estar social aos menos favorecidos. Em 2003 foi criado o Programa Bolsa Família que unificava os diversos programas existentes e impunha aos beneficiários condicionalidades no âmbito da saúde e da educação para receberem a transferência de renda. Este trabalho tem por objetivo analisar como as condicionalidades do programa Bolsa Família na área de educação influenciaram no desempenho dos alunos beneficiários do Programa dos anos finais do ensino fundamental. As análises foram feitas para o período de 2013 a 2019. Os resultados mostram a evolução do desempenho médio em português e matemática, dos alunos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas de Pernambuco, beneficiários do Programa Bolsa Família.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Pernambucopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectProgramas de sustentação de renda – Brasilpt_BR
dc.subjectRendimento escolar – Pernambucopt_BR
dc.titleImportância do Programa Bolsa Família no desempenho dos alunos do ensino fundamental no estado Pernambuco 2013 a 2019pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0663885762416152pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9198719438774908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxIncome inequality is an old social problem in Brazil and in the world. In Brazil, several public policies were designed to alleviate this problem. Conditional cash transfer programs have been implemented since the 1990s in Brazil with the aim of bringing social welfare to the underprivileged. In 2003, the Bolsa Família Program was created, which unified the various existing programs and imposed conditionalities on beneficiaries in the field of health and education to receive income transfers. This work aims to analyze how the conditionalities of the Bolsa Família program in the area of education influenced the performance of students benefiting from the Program in the final years of elementary school. The analyzes were carried out for the period from 2013 to 2019. The results show the evolution of the average performance in Portuguese and mathematics of elementary school students from public schools in Pernambuco, beneficiaries of the Bolsa Família Program.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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