Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46884

Compartilhe esta página

Título: Análise de alguns aspectos de engenharia da BR-101/PE relacionados a ocorrência de acidentes no KM 73
Autor(es): GRANJA, Cassiano Carlos de Castro Moura
ANDRADE, Daniel
FREIRE, Lucas Feitosa Ferreira do Amaral
Palavras-chave: Engenharia Civil; Acidentes; BR-101; ICP; KM 73
Data do documento: 9-Ago-2018
Citação: GRANJA, Cassiano Carlos de Castro Moura; ANDRADE, Daniel; FREIRE, Lucas Feitosa Ferreira do Amaral. Análise de alguns aspectos de engenharia da BR-101/PE relacionados a ocorrência de acidentes no KM 73. 2018. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Sendo a BR-101 uma das rodovias federais com maior número de acidentes no Brasil, este trabalho tem como objetivo descrever e investigar as causas desses eventos ao longo do km 73 dessa rodovia no trecho de Pernambuco. Para a análise, utilizaram-se, como base de informações, dados obtidos pela PRF de 2007 até abril de 2018 e visitas ao local, com registro de fotos. Foi correlacionado o número de acidentes com as condições do pavimento (medido através do ICP), sinalização, drenagem, iluminação e projeto geométrico da via. Obteve-se que as más condições de drenagem e sinalização são os aspectos estruturais que mais necessitam de cuidados nesse trecho. Além disso, a relevância dos aspectos sociais ficou evidente, principalmente, a imprudência dos condutores. Diante do trecho km 73, já podemos relatar que boa parte da rodovia é composta por pavimento flexível, contudo a análise feita através do ICP foi relacionado ao pavimento rígido que havia no trecho em estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46884
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons