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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46884

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Maurício Renato Pina-
dc.contributor.authorGRANJA, Cassiano Carlos de Castro Moura-
dc.contributor.authorANDRADE, Daniel-
dc.contributor.authorFREIRE, Lucas Feitosa Ferreira do Amaral-
dc.date.accessioned2022-10-04T23:03:14Z-
dc.date.available2022-10-04T23:03:14Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.date.submitted2022-10-03-
dc.identifier.citationGRANJA, Cassiano Carlos de Castro Moura; ANDRADE, Daniel; FREIRE, Lucas Feitosa Ferreira do Amaral. Análise de alguns aspectos de engenharia da BR-101/PE relacionados a ocorrência de acidentes no KM 73. 2018. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46884-
dc.description.abstractSendo a BR-101 uma das rodovias federais com maior número de acidentes no Brasil, este trabalho tem como objetivo descrever e investigar as causas desses eventos ao longo do km 73 dessa rodovia no trecho de Pernambuco. Para a análise, utilizaram-se, como base de informações, dados obtidos pela PRF de 2007 até abril de 2018 e visitas ao local, com registro de fotos. Foi correlacionado o número de acidentes com as condições do pavimento (medido através do ICP), sinalização, drenagem, iluminação e projeto geométrico da via. Obteve-se que as más condições de drenagem e sinalização são os aspectos estruturais que mais necessitam de cuidados nesse trecho. Além disso, a relevância dos aspectos sociais ficou evidente, principalmente, a imprudência dos condutores. Diante do trecho km 73, já podemos relatar que boa parte da rodovia é composta por pavimento flexível, contudo a análise feita através do ICP foi relacionado ao pavimento rígido que havia no trecho em estudo.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectBR-101pt_BR
dc.subjectICPpt_BR
dc.subjectKM 73pt_BR
dc.titleAnálise de alguns aspectos de engenharia da BR-101/PE relacionados a ocorrência de acidentes no KM 73pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1554286042363904pt_BR
dc.description.abstractxAs BR-101 is one of the federal highways with the highest number of accidents in Brazil, this work aims to describe and investigate the causes of these events along km 73 of this highway in the Pernambuco stretch. For the analysis, data obtained by the PRF from 2007 up to April 2018 and visits to the site, with registration of photos, were used as an information base. The number of accidents with pavement conditions (measured through ICP), signaling, drainage, lighting and geometric design of the road were correlated. It was obtained that poor drainage and signaling conditions are the structural aspects that most need care in this section. In addition, the relevance of the social aspects was evident, mainly, the recklessness of the conductors. In front of the km 73 stretch, we can already report that a good part of the highway is composed of flexible pavement, yet the analysis done through the ICP was related to the rigid pavement that was in the section under study.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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