Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46858

Compartilhe esta página

Título: Programas computacionais para o refinamento h-adaptativo: aplicação a problemas de engenharia
Autor(es): CABRAL, Myrella Vieira
Palavras-chave: Engenharia Civil; Método dos Elementos Finitos; Refinamento h-adaptativo; Estimador de erro a posteriori
Data do documento: 27-Jul-2018
Citação: CABRAL, Myrella Vieira. Programas computacionais para o refinamento h-adaptativo: aplicação a problemas de engenharia. 2018. 118 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Uma das maiores vantagens do Método dos Elementos Finitos (MEF) é a utilização de computadores convencionais para programação e análise de problemas de engenharia. No entanto, o procedimento de geração de malha (pré-processamento) muitas vezes exige um alto custo de processamento computacional e experiência do analista para geração de uma malha com elementos de tamanho adequado, principalmente em problemas onde há áreas mais sensíveis à análise, nas quais é necessário um número maior de elementos. Além da busca por uma melhor utilização dos recursos computacionais, procuram-se meios de garantir a precisão e convergência das soluções numéricas. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de rotinas computacionais para o refinamento h-adaptativo de malhas aplicado a análise de problemas descritos pelas Equação de Poisson e à Elasticidade Plana. Os códigos foram desenvolvidos no MATLAB e contam com rotinas para solução numérica pelo Método dos Elementos Finitos. A estimativa do erro a posteriori baseou-se na norma do erro em energia e na recuperação das derivadas de ordem superior pelo método das Médias Nodais Simples. Através do critério de equidistribuição do erro elementar e do erro percentual admissível em norma de energia, os níveis de refinamento dos elementos são determinados. Em seguida, uma série de medidas são tomadas para evitar o refinamento excessivo e promover uma melhor regularização da malha. A validação do código foi feita por comparação com soluções analíticas e resultados da literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46858
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons