Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649

Share on

Title: Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) : o ensino da poluição atmosférica
Authors: BARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis
Keywords: Educação ambiental; Aprendizagem; Poluição
Issue Date: 1-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis. Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, dentre elas, o aprendiz precisa manifestar disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a fim de dialogar e construir conceitos sobre poluição atmosférica com estudantes da educação básica no Ensino fundamental anos Finais. Novos materiais com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram propostos, visto que as ferramentas e estudos disponíveis na literatura que envolva o tema desta pesquisa são incipientes. A UEPS, como produto educacional, está estruturado em seis módulos, percorrendo os seguintes caminhos: a) levantamento prévio, b) situação problema introdutória, c) diferenciação progressiva, d) situação problema complexa, e) reconciliação integrativa e f) avaliação. A proposta apresentou dois momentos de validação: o primeiro se refere à análise de conteúdo , segundo Bardin (2011), e envolve os dados coletados nas atividades realizadas com os estudantes, que subsidiaram os indícios da promoção de uma ASC, permitindo o caminho para a validação da UEPS. A validação da UEPS aconteceu no segundo momento com a participação de professores graduados que lecionavam nos ensinos fundamental e médio, nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Avaliando o produto desta pesquisa por meio de um questionário elaborado no Google forms. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica permitiu integrar ciências, meio ambiente e formação crítica do cidadão, como um recurso pedagógico que promove o ensino e desenvolve conscientização sobre a redução da poluição atmosférica, tema desta pesquisa. Os estudantes sentiram-se motivados a repensarem seus valores e costumes quanto à interação equilibrada com o meio ambiente, compreendendo os conceitos e dando significado a sua aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Juscelino Reis Barbosa Junior .pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons