Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Kátia Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorBARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis-
dc.date.accessioned2022-09-22T13:16:12Z-
dc.date.available2022-09-22T13:16:12Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationBARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis. Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649-
dc.description.abstractA teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, dentre elas, o aprendiz precisa manifestar disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a fim de dialogar e construir conceitos sobre poluição atmosférica com estudantes da educação básica no Ensino fundamental anos Finais. Novos materiais com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram propostos, visto que as ferramentas e estudos disponíveis na literatura que envolva o tema desta pesquisa são incipientes. A UEPS, como produto educacional, está estruturado em seis módulos, percorrendo os seguintes caminhos: a) levantamento prévio, b) situação problema introdutória, c) diferenciação progressiva, d) situação problema complexa, e) reconciliação integrativa e f) avaliação. A proposta apresentou dois momentos de validação: o primeiro se refere à análise de conteúdo , segundo Bardin (2011), e envolve os dados coletados nas atividades realizadas com os estudantes, que subsidiaram os indícios da promoção de uma ASC, permitindo o caminho para a validação da UEPS. A validação da UEPS aconteceu no segundo momento com a participação de professores graduados que lecionavam nos ensinos fundamental e médio, nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Avaliando o produto desta pesquisa por meio de um questionário elaborado no Google forms. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica permitiu integrar ciências, meio ambiente e formação crítica do cidadão, como um recurso pedagógico que promove o ensino e desenvolve conscientização sobre a redução da poluição atmosférica, tema desta pesquisa. Os estudantes sentiram-se motivados a repensarem seus valores e costumes quanto à interação equilibrada com o meio ambiente, compreendendo os conceitos e dando significado a sua aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.titleConstruindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) : o ensino da poluição atmosféricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7546622170249353pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2139448380426938pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxAusubel's theory of meaningful learning (TML) states that some conditions are fundamental for learning to occur. Among them, the learner needs to manifest a cheerful disposition to learn. The Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) are teaching sequences based on the TML that aim to facilitate meaningful learning. This research aimed to develop a PMTU to dialogue and build concepts about ai pollution with primary education students in the final years of elementary school. New materials based on Critical Meaningful Learning (CML) were proposed since the tools and studies available in the literature that involve the subject of this research are incipient. The PMTU, as an educational product, is structured in six modules, covering the following paths: a) preliminary survey, b) introductory problem situation, c) progressive differentiation, d) complex problem situation, e) integrative reconciliation, and f) evaluation. The proposal presented two validation moments: the first refers to the content analysis, according to Bardin (2011), and involves the data collected in the activities carried out with the students, which subsidized the indications of the promotion of a CML, allowing the path to validate the PMTU. The validation of the PMTU took place in the second moment with the participation of graduated teachers who taught in elementary and high schools in the curricular components of the area of Natural Sciences and its Technologies—evaluating the product of this research through a questionnaire prepared in Google forms. The Potentially Meaningful Teaching Units: the teaching of air pollution allowed the integration of science, the environment, and critical education of the citizen, as a pedagogical resource that promotes teaching and develops awareness about the reduction of air pollution, the subject of this research. The students felt motivated to rethink their values and customs regarding the balanced interaction with the environment, understanding the concepts, and giving meaning to their learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juscelino Reis Barbosa Junior .pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons