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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649
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Título: | Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) : o ensino da poluição atmosférica |
Autor(es): | BARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Aprendizagem; Poluição |
Data do documento: | 1-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA JUNIOR, Juscelino Reis. Construindo conceitos utilizando uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, dentre elas, o aprendiz precisa manifestar disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), a fim de dialogar e construir conceitos sobre poluição atmosférica com estudantes da educação básica no Ensino fundamental anos Finais. Novos materiais com base na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram propostos, visto que as ferramentas e estudos disponíveis na literatura que envolva o tema desta pesquisa são incipientes. A UEPS, como produto educacional, está estruturado em seis módulos, percorrendo os seguintes caminhos: a) levantamento prévio, b) situação problema introdutória, c) diferenciação progressiva, d) situação problema complexa, e) reconciliação integrativa e f) avaliação. A proposta apresentou dois momentos de validação: o primeiro se refere à análise de conteúdo , segundo Bardin (2011), e envolve os dados coletados nas atividades realizadas com os estudantes, que subsidiaram os indícios da promoção de uma ASC, permitindo o caminho para a validação da UEPS. A validação da UEPS aconteceu no segundo momento com a participação de professores graduados que lecionavam nos ensinos fundamental e médio, nos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Avaliando o produto desta pesquisa por meio de um questionário elaborado no Google forms. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS): o ensino da poluição atmosférica permitiu integrar ciências, meio ambiente e formação crítica do cidadão, como um recurso pedagógico que promove o ensino e desenvolve conscientização sobre a redução da poluição atmosférica, tema desta pesquisa. Os estudantes sentiram-se motivados a repensarem seus valores e costumes quanto à interação equilibrada com o meio ambiente, compreendendo os conceitos e dando significado a sua aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46649 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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