Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655

Comparte esta pagina

Título : Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local
Autor : SOARES, Swamy de Paula Lima
Palabras clave : Educação; Desenvolvimento Sustentável; Poder local
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : de Paula Lima Soares, Swamy; Arruda Ferreira, Rosilda. Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : Este trabalho procurou analisar a relação entre educação e desenvolvimento sustentável no município de Vicência PE, através de um projeto municipal intitulado Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável , no período de 1998 a 2002. Através de estudo documental, levantamento de dados estatísticos e entrevistas semi-estruturadas, procurou-se perceber os limites e possibilidades da ação política local, enfocando os impactos objetivos e subjetivos da educação sobre as ações de desenvolvimento, e vice-versa. A melhoria dos indicadores educacionais, especialmente nas escolas rurais, mostrou o esforço da gestão municipal, empreendendo uma dinâmica diferenciada no município. Contudo, as dificuldades de reorientação de um modelo de desenvolvimento mostraram a necessidade de se problematizar a temática, estabelecendo pontes teóricas e práticas entre o local, os movimentos nacionais (especialmente a reforma do aparelho estatal dos anos 90), e os atores globais, como forma de evitar o tratamento do local de forma exclusivamente endógena e pouco crítica
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo5728_1.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons