Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655
Share on
| Title: | Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local |
| Authors: | SOARES, Swamy de Paula Lima |
| Keywords: | Educação; Desenvolvimento Sustentável; Poder local |
| Issue Date: | 2004 |
| Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citation: | de Paula Lima Soares, Swamy; Arruda Ferreira, Rosilda. Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
| Abstract: | Este trabalho procurou analisar a relação entre educação e desenvolvimento sustentável no município de Vicência PE, através de um projeto municipal intitulado Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável , no período de 1998 a 2002. Através de estudo documental, levantamento de dados estatísticos e entrevistas semi-estruturadas, procurou-se perceber os limites e possibilidades da ação política local, enfocando os impactos objetivos e subjetivos da educação sobre as ações de desenvolvimento, e vice-versa. A melhoria dos indicadores educacionais, especialmente nas escolas rurais, mostrou o esforço da gestão municipal, empreendendo uma dinâmica diferenciada no município. Contudo, as dificuldades de reorientação de um modelo de desenvolvimento mostraram a necessidade de se problematizar a temática, estabelecendo pontes teóricas e práticas entre o local, os movimentos nacionais (especialmente a reforma do aparelho estatal dos anos 90), e os atores globais, como forma de evitar o tratamento do local de forma exclusivamente endógena e pouco crítica |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655 |
| Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo5728_1.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License

