Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655

Compartilhe esta página

Título: Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local
Autor(es): SOARES, Swamy de Paula Lima
Palavras-chave: Educação; Desenvolvimento Sustentável; Poder local
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Paula Lima Soares, Swamy; Arruda Ferreira, Rosilda. Educação e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades da ação política local. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Este trabalho procurou analisar a relação entre educação e desenvolvimento sustentável no município de Vicência PE, através de um projeto municipal intitulado Escolas rurais: construindo o desenvolvimento local sustentável , no período de 1998 a 2002. Através de estudo documental, levantamento de dados estatísticos e entrevistas semi-estruturadas, procurou-se perceber os limites e possibilidades da ação política local, enfocando os impactos objetivos e subjetivos da educação sobre as ações de desenvolvimento, e vice-versa. A melhoria dos indicadores educacionais, especialmente nas escolas rurais, mostrou o esforço da gestão municipal, empreendendo uma dinâmica diferenciada no município. Contudo, as dificuldades de reorientação de um modelo de desenvolvimento mostraram a necessidade de se problematizar a temática, estabelecendo pontes teóricas e práticas entre o local, os movimentos nacionais (especialmente a reforma do aparelho estatal dos anos 90), e os atores globais, como forma de evitar o tratamento do local de forma exclusivamente endógena e pouco crítica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4655
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5728_1.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons