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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46306

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Title: Estudo do coeficiente de impacto em pontes de concreto
Authors: ALVES, Bruno Sampaio
Keywords: Pontes; Coeficiente de impacto; Dinâmica das estruturas; Análise estrutural; Concreto protendido
Issue Date: 10-Jul-2015
Citation: ALVES, Bruno Sampaio. Estudo do coeficiente de impacto em pontes de concreto. 2015. 97p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo comparar a valor do coeficiente de impacto vertical calculado para pontes rodoviárias de acordo com a NBR 7188:2013, com o acréscimo de esforços obtido quando se comparado com a análise dinâmica da estrutura. Esse coeficiente de impacto nada mais é do que uma majoração dos esforços causados pela carga estática do veículo tipo passando pela estrutura para simular o efeito dinâmico da carga, da massa em movimento e da suspensão dos veículos automotores, procedimento este que é largamente utilizado na prática da Engenharia Estrutural. Para se fazer essa comparação serão analisadas pontes com diferentes comprimentos de vão em um modelo de elementos finitos para se obter os esforços desejados. A importância desse tema advém da recente atualização da antiga norma NBR 7188:1982 para a versão 2013. Foi analisada a influência que a velocidade, o amortecimento e a passagem consecutiva de veículos têm sobre o fator de amplificação dinâmico da estrutura da ponte. Conclui-se ao fim das análises que o aumento da velocidade e o aumento de veículos passantes amplificam a resposta dinâmica da ponte, por outro lado, o aumento do amortecimento o reduz. Por fim, concluiu-se que os fatores de amplificação dinâmica (FAD) introduzidos pela nova norma brasileira estão a favor da segurança para os casos estudados. Os casos de vãos maiores, nos quais a rigidez da estrutura é menor, por outro lado, não permitem a aplicação do coeficiente de impacto e, portanto, exigem uma análise dinâmica detalhada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46306
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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