Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Paulo Marcelo Vieira-
dc.contributor.authorALVES, Bruno Sampaio-
dc.date.accessioned2022-09-09T14:00:59Z-
dc.date.available2022-09-09T14:00:59Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.date.submitted2022-09-08-
dc.identifier.citationALVES, Bruno Sampaio. Estudo do coeficiente de impacto em pontes de concreto. 2015. 97p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46306-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo comparar a valor do coeficiente de impacto vertical calculado para pontes rodoviárias de acordo com a NBR 7188:2013, com o acréscimo de esforços obtido quando se comparado com a análise dinâmica da estrutura. Esse coeficiente de impacto nada mais é do que uma majoração dos esforços causados pela carga estática do veículo tipo passando pela estrutura para simular o efeito dinâmico da carga, da massa em movimento e da suspensão dos veículos automotores, procedimento este que é largamente utilizado na prática da Engenharia Estrutural. Para se fazer essa comparação serão analisadas pontes com diferentes comprimentos de vão em um modelo de elementos finitos para se obter os esforços desejados. A importância desse tema advém da recente atualização da antiga norma NBR 7188:1982 para a versão 2013. Foi analisada a influência que a velocidade, o amortecimento e a passagem consecutiva de veículos têm sobre o fator de amplificação dinâmico da estrutura da ponte. Conclui-se ao fim das análises que o aumento da velocidade e o aumento de veículos passantes amplificam a resposta dinâmica da ponte, por outro lado, o aumento do amortecimento o reduz. Por fim, concluiu-se que os fatores de amplificação dinâmica (FAD) introduzidos pela nova norma brasileira estão a favor da segurança para os casos estudados. Os casos de vãos maiores, nos quais a rigidez da estrutura é menor, por outro lado, não permitem a aplicação do coeficiente de impacto e, portanto, exigem uma análise dinâmica detalhada.pt_BR
dc.format.extent97p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectCoeficiente de impactopt_BR
dc.subjectDinâmica das estruturaspt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.titleEstudo do coeficiente de impacto em pontes de concretopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0171120821110850pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to compare the value of the vertical impact coefficient for bridges according to the Brazilian code of practice, with the results found when studying the dynamic analysis of the structure. This impact coefficient is applied to the static loads of the vehicle type to simulate the dynamic effect of the moving load, the moving mass and suspension of motor vehicles, a procedure that is widely used in the practice of Structural Engineering. To make this comparison, a finite element model will be used to analyze bridges with different lengths in span. The importance of this theme came from the recent update of the old NBR 7188: 1982 for the 2013 version. The influence that the speed, damping and consecutive passage of vehicles have on the dynamic amplification factor of the bridge structure were analyzed. It was concluded, at the end of the analysis, that the increasing in speed and in the number of vehicles passing through the structure amplify the dynamic response of the bridge, on the other hand, increased damping reduces this response. Finally, it was concluded that the dynamic amplification factor introduced by the new Brazilian code of practice are on the safe side for all cases studied. The case of long spans in which the structural stiffness is lower, on the other hand, do not allow the application of the impact coefficient, and, therefore, require a detailed dynamics analysis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO SAMPAIO ALVES - ESTUDO DO COEFICIENTE DE IMPACTO EM PONTES DE CONCRETO.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons